O município de Salinas se cadastrou no Programa do Governo Federal, Mais Médicos, e está recebendo esta semana a Dra. Gloria Eneyda Gonzalez Verdecia, a médica é cubana e atuará no PSF Floresta.
Segunda a Dra. Glória a expectativa em Salinas é muito boa, para ela o programa Mais Médicos tem uma visão ampla de atendimento, o que irá melhorar o sistema de saúde no Brasil. Glória diz estar muito feliz em estar na cidade e que veio acrescentar para a saúde do povo salinense.
Dra. Gloria Gonzalez
Dra. Gloria Gonzalez com a equipe da Secretaria de Saúde e do PSF Floresta.
Marcelo Petrone, Secretario de Saúde, apresentando Dra. Gloria à equipe PSF Floresta
Sobre o Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que tem como objetivo levar mais médicos para todas as regiões do país. Os médicos do Programa Mais Médicos atuarão na Atenção Primária dos municípios.
O programa trará benefícios para o município como: o médico deverá cumprir a carga horária de 40 horas semanais no PSF, estando o mesmo atuando apenas no PSF, o que aumenta o vínculo com a comunidade que é um dos princípios da Atenção Primária.
Além disso, este profissional receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), paga pelo Governo Federal, sendo de responsabilidade do município apenas a hospedagem e alimentação do mesmo, o que impacta na diminuição das despesas do município.
Esclarecimentos quanto o Registro Médico destes profissionais:
Com a sanção da Lei do Mais Médicos, Nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, em outubro de 2013, pela presidenta Dilma Rousseff, a competência para emissão dos registros dos profissionais estrangeiros e brasileiros formados no exterior passou a ser do Ministério da Saúde, mantendo a responsabilidade da fiscalização com os Conselhos Regionais de Medicina-CRM. Sendo assim, todos os médicos receberão um registro único do Ministério da Saúde, que chamamos de RMS.