Estudantes de Minas Novas ganham medalha de bronze em olimpíada internacional de matemática na Ásia

0

O grupo de seis estudantes e um professor da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, conquistou medalha de bronze na etapa mundial da Olimpíada Matemática sem Fronteiras disputada em Taipei, no Taiwan. Gabriel Lopes, João Gustavo, Thais Pereira, Eric Soares, Vitor Samuel e João Pedro Avelino, todos de 14 anos, participaram pela primeira vez da competição estudantil. Os adolescentes também foram medalhistas nas etapas estadual e nacional da Olimpíada.






Mas para chegar ao Taiwan e conquistar o bronze, a batalha foi muito mais complexa: a turma enfrentou o desafio de conseguir verba para embarcar para o continente asiático. O professor de matemática Adalgisio Gonçalves Soares explica que o custo total da viagem para as sete pessoas era de R$ 77 mil. E, para conseguir, os estudantes se empenharam por meio de uma vaquinha on-line, eventos beneficentes e outras campanhas.

No final, o esforço do grupo valeu muito apena. O professor Adalgisio acredita que a conquista dos estudantes é um marco para Minas Novas e para a região. Ele declarou que sempre buscou levar o que há de melhor para os alunos, mesmo que a realidade deles seja tão dura, em uma região distante dos grandes centros, financeiramente carente. “Nunca deixei que eles pensassem que a questão financeira fosse uma barreira intransponível. Mesmo que ela interfira, sim, no aprendizado, há maneiras para superar as dificuldades. Os meninos são a prova de que mesmo nesses locais a educação é o que quebra as barreiras”, concluiu.

Foto: Reprodução/WhatsApp

A Olimpíada

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1989, e organizado pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, na França. No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

Para concorrerem na competição internacional, estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente nos ensinos Fundamental (I e II) e Médio (regular, suplência ou técnico), fizeram uma prova mundial e on-line no dia 5 de abril.

Foi o resultado dessa prova que motivou a Rede POC a convidar os meninos de Minas Novas para integrarem a delegação brasileira. Ao todo, os estudantes da cidade mineira conquistaram quatro medalhas: ouro estadual e ouro nacional, com o 9º ano; e ouro estadual e prata nacional, com o 3º ano.

Para mais informações, consulte o site oficial do evento – matematicasemfronteiras.org.

Foto: Reprodução/WhatsApp

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Com informações do Estado de Minas e Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui