Produtor mineiro aposta na venda de mandioca congelada para aumentar renda

0

A dificuldade em manter uma pequena criação de gado leiteiro fez com que uma família do município de Itapagipe, no Triângulo Mineiro, investisse em uma nova atividade. Após ser obrigado a reduzir o número de cabeças do rebanho que possui, o agricultor Fábio Antônio da Silva montou uma pequena agroindústria para vender mandioca descascada, picada e congelada.






“Estava no fundo do poço depois que meu rebanho ficou doente e a produção de leite caiu. Mas, felizmente, tive a ideia da venda da mandioca congelada. Agora estou animado”, afirma o produtor.

Para montar a agroindústria, ele buscou apoio da Emater-MG – vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Uma casa da família foi adaptada e transformada num espaço adequado para a produção. Com o investimento de R$ 15 mil, também foram adquiridos equipamentos como freezer, embaladora, seladora e balança.

“Além da adequação do ambiente, seguimos as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e elaboramos um manual de boas práticas de processamento e procedimento operacional. Também orientamos a elaboração do rótulo e demos assistência técnica na lavoura de mandioca”, explica a técnica de Bem-Estar Social da Emater-MG, Juliana Martha de Souza.

Flávio da Silva planta mandioca em uma área de 2,4 hectares da propriedade. Mas ele também precisar comprar a matéria-prima de outros produtores da região para dar conta da demanda. Hoje, trabalhando com a família, o agricultor vende cerca de 500 pacotes de um quilo de mandioca congelada por semana.

O produto que o agricultor de Itapagipe vende na região ganhou o nome de Manivita. Além da marca, o rótulo conta com todas as informações necessárias exigidas pela Vigilância Sanitária. “Hoje, além de Itapagipe, já vendo a mandioca congelada para mercados e açougues dos municípios de São Francisco, Frutal e Fronteira”, comemora Flávio da Silva.

Foto: Divulgação/Emater-MG

Reconhecimento

O trabalho de montagem da agroindústria de mandioca congelada foi o vencedor da Unidade Regional da Emater-MG de Uberaba, no concurso MelhorAção 2018 e um dos finalistas na categoria estadual.

Promovido pela empresa, o concurso tem o objetivo de reconhecer as melhores iniciativas desenvolvidas pelos seus funcionários. As ações precisam ter resultados significativos na rotina da unidade de trabalho da empresa ou para o cliente da Emater-MG.

Foto: Divulgação/Emater-MG

(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui