O projeto de construção do Centro Portuário São Mateus e da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES) será apresentado em um seminário na próxima terça-feira (16/04/2019), às 18 horas, no Parque de Exposições de Governador Valadares. Mais de 400 lideranças do Estado são esperadas para o evento organizado pela Petrocity Portos, Prefeitura e Associação Comercial e Empresarial (ACE/GV).
Esse megaporto multicargas da Odebrecht será erguido pela Petrocity Portos S.A. com recursos da ordem de R$ 10 bilhões, dos quais R$ 56 milhões serão investidos na construção de uma Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC’s) em Valadares. A apresentação vai detalhar o Centro Portuário de São Mateus a ser construído em Urussuquara e também a nova EFMES, que ligará Sete Lagoas (MG) ao novo porto, o único da região Sudeste dentro da área de incentivos da Sudene.
UTAC
Essa unidade de transbordo vai ocupar uma área de 200 mil metros quadrados. Será um Distrito Industrial e Portuário (D.I.P) integrado ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário (CCTF). A contrapartida do Município, além de incentivos fiscais, inclui infraestrutura (saneamento) na região a ser escolhida para receber o empreendimento e um plano de capacitação de mão de obra (escolas, escolas técnicas e centros de capacitação). As outras UTAC’s serão erguidas em Santa Maria de Itabira, Sete Lagoas (MG) e Barra de São Francisco (ES).
Obra
De acordo com a assessoria do megaempreendimento, há duas semanas, o presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva, foi a Brasília protocolar, junto ao Ministério da Infraestrutura, o pedido de concessão da nova ferrovia, em traçado a ser definido pela companhia, oferecendo uma nova opção de logística para escoamento da produção da região Central do País, bem como para a interiorização de produtos de importação.
“Pedimos a concessão enquanto aguardamos o Congresso votar a PEC do senador José Serra estabelecendo novo regime no setor ferroviário. Se a PEC passar, empreendedores interessados em construir ferrovias precisarão apenas de uma autorização. Isso significa que a ferrovia autorizada será de propriedade privada e não do Governo. É nisso também que estamos apostando, mas temos que nos antecipar no regime atual e por isso solicitamos a concessão”, disse José Roberto.
A iniciativa de apresentar os dois projetos em Governador Valadares, com o apoio da Prefeitura Municipal, decorre do grande interesse que passou a ser demonstrado pelas lideranças mineiras desde que uma representação de cerca de 30 líderes, entre deputados estaduais, federais, prefeitos, vereadores e empresários, participou da solenidade de assinatura de contratos para construção do porto, em janeiro, no Palácio Anchieta – sede do Executivo do Espírito Santo.
Na ocasião, o governador Renato Casagrande (PSB) também assinou um documento de entendimento com a Petrocity e manifestou seu apoio ao projeto, ressaltando sua vantagem competitiva e sua importância para o desenvolvimento não apenas do Norte-Noroeste capixaba, mas também com forte impacto sobre o Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais.
O início da construção do porto, segundo a Petrocity, depende apenas da finalização do processo de licenciamento ambiental, que tramita no Instituto de Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA). “Esta semana terminamos de entregar todas as informações complementares solicitadas pelo IEMA. Agora, não há mais nenhuma pendência de informação e aguardamos, ansiosos, a licença ambiental para que também seja expedida a licença de instalação”, disse José Roberto.
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(Fonte: Prefeitura de Valadares)