Tribunal Eleitoral reverte a cassação do prefeito de Ipatinga

0

O Tribunal Eleitoral mineiro, por cinco votos a um, reverteu, na sessão desta quinta-feira (28), a sentença que determinou a cassação do prefeito de Ipatinga (Vale do Aço), Nardyello Rocha de Oliveira (MDB) e do vice-prefeito, Célio Francisco Aleixo (PV), por abuso de poder político e econômico na campanha para eleições suplementares ocorridas em 2018 no referido município. Foi afastada, ainda, a sanção de inelegibilidade aplicada ao prefeito.






A ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), ao fundamento, em síntese, de que Nardyello, valendo-se do fato de ser prefeito interino (era presidente da Câmara de Vereadores e ocupava o cargo de prefeito até a realização de eleições suplementares), teria feito uso abusivo de tal condição em prol de sua candidatura. Entre os atos de gestão praticados com a finalidade de se promover estariam a antecipação do pagamento dos servidores e o pagamento da complementação dos servidores aposentados.

O juiz Antônio Fonte Boa, que proferiu o primeiro voto divergente, entendeu que com relação à antecipação do pagamento dos servidores nos meses de abril e maio de 2018, trata-se de um ato administrativo legal e que somente poderia ser punível, no âmbito eleitoral, se demonstrado a sua ilicitude. No caso dos autos, o relator entendeu que não se verificou “qualquer exploração do fato para fins eleitorais”. Quanto ao pagamento da complementação dos aposentados, o então prefeito interino fez apenas cumprir uma decisão judicial proferida em maio de 2018, afastando, assim, a prática de qualquer ato abusivo.

Nardyello Rocha obteve 34.697 votos (36,33%) e permanece no exercício do cargo. Da decisão proferida cabe recurso.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: TRE-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui