Quadrilha liderada por criminosos de Governador Valadares é alvo da Operação Trivium

0

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do estado do Espírito Santo, cumpriram nesta quarta-feira, 20 de novembro, oito mandados de prisão e 13 de busca e apreensão na chamada Operação Trivium, que apura crimes de roubo de carga, lavagem de dinheiro, organização criminosa, receptação qualificada e falsidade ideológica e documental ocorridos nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, locais onde os mandados foram cumpridos.






A investigação teve início a partir de levantamentos realizados pela Polícia Militar que descobriu uma oficina de desmanche de caminhões e carretas situada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A partir daí, as apurações evoluíram e foi identificada uma verdadeira organização criminosa com atuação nos três estados citados.

Ao longo dos trabalhos, que durou cerca de um ano, foi possível diagnosticar que os dois líderes do grupo criminoso são oriundos de Governador Valadares, sendo ainda possível identificar a forma como praticavam os roubos: os envolvidos acompanhavam as carretas/caminhões até que elas estacionassem, ocasião em que cometiam os crimes.

A organização criminosa também tinha uma estrutura definida de lavagem de dinheiro, sendo constatado que um dos líderes do grupo abriu uma conta bancária em Governadores Valadares, valendo-se de documento falso, e ali movimentava parte dos valores oriundos dos delitos que praticava.

A escolha do objeto a ser roubado era por “demanda dos consumidores”, também alvos desta operação, podendo ser tanto o próprio caminhão/carreta ou a carga. Em um dos crimes, os envolvidos subtraíram uma carreta que continha uma carga de chocolate e doces oriunda do estado do Espírito Santo. Como tais produtos não estavam “encomendados”, os criminosos efetuaram a doação de parte dos itens para que uma igreja da cidade possivelmente realizasse uma rifa beneficente.

De acordo com o apurado, cerca de 24 roubos foram cometidos pela organização desde 2007. Contudo, a maior parte dos roubos que praticaram não possui registro, acreditando os investigadores que este número é muito maior. Inclusive, em um dos crimes, foi roubada uma carga de projetores avaliada em R$ 24 milhões.

Os objetos apreendidos serão analisados pelas equipes do MPMG e da Polícia Militar com objetivo de averiguar o envolvimento de outras pessoas no caso, inclusive servidores públicos dos estados envolvidos.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: 3ª Promotoria de Justiça de Governador Valadares)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui