Feragro abrirá calendário de eventos do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais

0

Os pecuaristas mineiros interessados na aquisição de animais para melhoramento genético do rebanho bovino podem consultar o calendário dos primeiros eventos do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais, Pró-Genética e Pró-Fêmeas, confirmados.






As feiras e leilões são uma oportunidade para que pecuaristas possam adquirir animais reprodutores ideais para o melhoramento da qualidade do rebanho mineiro comercial. Em 2018, o Pró-Genética realizou 86 eventos, entre feiras e leilões, em Minas Gerais. Foram adquiridos 1.503 touros, movimentando R$ 11,8 milhões em vendas.

O Pró-Genética e o Pró-Fêmeas são coordenados pela Secretaria de Estado de Agricultura e executados pela Emater, Epamig e IMA, com o apoio das associações de criadores, agentes financeiros, sindicatos, cooperativas e prefeituras. O Pró-Genética é voltado para facilitar a aquisição de touros PO (puro de origem). Já o Pró-Fêmeas foi criado para viabilizar a oferta de matrizes (vacas) geneticamente superiores.

Em cada município, o programa é realizado com a venda dos animais em eventos promovidos por um arranjo local entre as instituições parceiras. Produtores interessados em adquirir touros ou matrizes comparecem nestes encontros e negociam diretamente com os criadores e vendedores. Os animais ofertados contam com registro genealógico definitivo, teste negativo de brucelose e tuberculose, além de outras obrigatoriedades do programa.

A lista com a feira de animais e leilões está disponível no site da Emater: www.emater.mg.gov.br. O primeiro evento será durante a Feragro, no dia 21/3, em Capelinha.

Feiras Pró-Genética e Pró-Fêmeas realizadas pela Emater – Foto: Divulgação/Seapa

Cadastro

A partir deste ano, as organizações interessadas em promover um evento do Pró-Genética e Pró-Fêmeas podem fazer a solicitação pelo site da Emater. Basta clicar no banner dos programas e, em seguida, no link “solicitar chancela”.

“Antes era necessário enviar um ofício para obter a aprovação. Agora ficou mais simples, basta preencher o formulário eletrônico”, informa o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater, José Alberto de Ávila Pires.

Eventos

21 de março

Feira Pró-Genética – Feragro em Capelinha

30 de março

Leilão Pró-Genética e Pró-Fêmeas – Dia de Campo Braúnas em Funilândia

17 de maio

Feira Pró-Genética e Pró-Fêmeas – Capina Verde

9 de junho

Feira Pró-Genética e Pró-Fêmeas – Expoagri em Itamarandiba

25 de junho

Feira Pró-Genética – Pimenta

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui