Forte chuva causa estragos em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha

0

Após o calor intenso durante este feriado prolongado de Carnaval, fortes chuvas atingiram diversos municípios mineiros, incluindo Capelinha, que na tarde desta terça-feira (05/03/2019) registrou alagamentos em alguns trechos e estragos em diversos pontos da cidade. Imediatamente após o fim da chuva, funcionários da Prefeitura Municipal, liderados pelo secretário de Obras Púbicas, Paulinho Valadares, iniciaram a limpeza e a recuperação das vias.






O forte temporal causou estragos na pavimentação de vias da área central, como as ruas Governador Valadares, Ozanan Pimenta e Raul Coelho, onde a enxurrada invadiu casas. Na Avenida Clóvis Pimenta, a obra de drenagem construída no início da atual gestão municipal impediu que as casas fossem atingidas.

A calçada do prédio da agência da Caixa Econômica Federal, localizada na esquina da Avenida Clóvis Pimenta com rua Governador Valadares, foi invadida pela correnteza. O mesmo ocorreu em casas e trechos da Avenida Berilo, no Bairro Vista Alegre.

Ações já realizadas evitaram estragos maiores

A topografia acidentada de Capelinha é, historicamente, uma questão que contribuiu e muito para que as fortes chuvas provoquem estragos nas regiões mais baixas da cidade. Obras e ações já realizadas na atual gestão municipal, no entanto, vêm impedindo que os problemas sejam ainda maiores. Entre elas:

– Rede de drenagem pluvial na Avenida Clóvis Pimenta

– Construção de barreira de proteção na Rua Dr. Hermelindo (que impediu, inclusive, que um carro caísse no córrego na tarde de hoje)

– Construção de barragem na região dos bairros Grajaú e Nações (em parceria com o empresariado local), para escoar a água das chuvas

– Manilhamento na Rua Deca Abrantes (em andamento)

– Caixas de recebimento de enxurrada na Avenida Tancredo Neves

– Caixas de contenção na região de Campo Limpo (para conter a erosão na estrada e preservar as diversas nascentes existentes no local)

– Limpeza das margens do Córrego Areão (em andamento através do Programa Mais Natureza), entre outras

Sua casa foi atingida? Avise a Polícia Militar

Até o momento, a Defesa Civil de Capelinha não foi acionada por nenhum morador, e o mesmo ocorre em relação a Assistência Social e a Polícia Militar. Quem precisar de auxílio, deve ligar imediatamente para o número 190.

Prefeito visita locais atingidos

Tão logo acabou a chuva desta terça-feira, o prefeito Tadeuzinho Abreu dirigiu-se aos locais atingidos, e postou vídeo nas redes sociais sobre as ações já iniciadas. O prefeito determinou, além da atuação das secretarias de Obras e Transporte, ajudas às famílias acometidas pelos estragos, através da equipe da Secretaria de Assistência Social que, junto com a Defesa Civil, irá mapear os locais para atuação imediata.

Vídeos





Fotos

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Ascom Prefeitura de Capelinha)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui