Aeroporto de Teófilo Otoni ganha equipamento para facilitar pouso de aeronaves

5

Foi implantado no Aeroporto Municipal Kemil Kumaira (IATA: TFL, ICAO: SNTO), em Teófilo Otoni/MG, o sistema de Equipamentos Radiotelemétricos (DME). O instrumento mede a distância entre o aeródromo e a aeronave.


Renova Fevereiro 1060x210




Técnicos da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro “Ciscea” e da IACIT (empresa produtora do aparelho) foram recebidos pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Boa Ventura. O equipamento foi instalado com sucesso e já está em plena atividade e funcionamento. No teste do equipamento em Teófilo Otoni, a Anac disponibilizou um Jato Legacy, que sobrevoou a cidade por 25 minutos.

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro contratou, junto a empresa IACIT Soluções Tecnológicas S/A, a implantação de 33 DME’s em várias localidades do Brasil, sendo que um dos locais selecionado foi Teófilo Otoni.

A implantação dos referidos DME visa possibilitar, de modo seguro e eficaz, o provimento de um meio alternativo ao Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) para rotas aéreas e procedimentos de navegação aérea nos principais aeroportos brasileiros.

Foto: Reprodução/Diário de Teófilo Otoni

Foto: Reprodução/Diário de Teófilo Otoni

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

Renova Fevereiro 300x50


(Via Diário de Teófilo Otoni)

5 COMENTÁRIOS

  1. É lamentável que ainda estejamos instalando esses equipamentos. Tecnologia do século passado. Todos esses equipamentos foram substituídos pelo GPS (GNSS) que é mais preciso, livre, grátis e sem nenhum ônus de manutenção e técnicos especializados. DME só é viável quando instalado em conjunto com outro antigo equipamento chamado VOR, também em desuso. Alguém ganhou um bom dinheiro, algo em torno de R$ 800 mil no mínimo. Lamentável.

  2. Essa tecnologia (DME) ainda e usada na aviacao? Pensei que os novos equipamentos funcionassem atraves de sistema de GPS. Essas tais cartas de navegacao remontam as decadas de 80 e 90.

    • GPS é muito preciso, mas a constelação de satélites é mantida pelos militares americanos e o serviço pode ser desligado a qualquer momento. VOR/DME é uma alternativa quando tecnologias mais precisas não podem ser utilizadas. Essa conversa de que é um equipamento obsoleto é falsa. No exterior inclusive é usado ainda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui