Família de capivara divide espaço com jacarés em zoológico de Ipatinga

0

O mundo animal não cansa de surpreender com histórias que subvertem a própria relação entres as diversas espécies. Há momentos que o território se torna um local de disputa e de demarcação, mas também pode ser um ambiente de harmonia impulsionado pela busca da sobrevivência. É assim a relação entre uma capivara silvestre e jacarés no Centro de Biodiversidade da Usipa, em Ipatinga.






Quatro jacarés do papo amarelo vivem em um recinto próximo a uma área de reserva, onde as capivaras ficam. Há muitos anos os tratadores e biólogos perceberam que no período de seca, uma capivara em busca de água pulava a cerca e entrava no local. Mas no início deste ano, eles depararam com uma cena inusitada.

“Ela [a capivara] já faz isso há alguns anos. A gente retira ela do recinto dos jacarés e ela volta, na época de seca, volta com mais frequência. Em janeiro, os tratadores foram retirá-la novamente do local e descobriram que ela tinha parido cinco filhotinhos”, explicou a bióloga Cláudia Diniz.

Segundo a bióloga, agora que a Capivara virou mamãe não é viável retirá-la do local, já que os filhotes são novos e ariscos, e podem fugir do recinto.

Em relação a convivência no mesmo ambiente, aparentemente a capivara está à vontade e se depender dela, dificilmente vai sair do local que se tornou um refúgio para a nova família. “Eles vivem tranquilos, os jacarés não a perturbam e ela não perturba os jacarés. Eles estão numa boa”, comentou a bióloga.

Foto: Usipa/Divulgação

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: G1 Vales de Minas / É o Bicho)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui