Governo Pimentel não pagará 13º salário

0

Os servidores de Minas Gerais não têm data para receber o 13º salário de 2018. Após várias reuniões nas últimas semanas em que prometia definir escala de pagamento do benefício, o governo Fernando Pimentel (PT) divulgou nota na sexta-feira (28/12/2018) em que afirma não ter dinheiro em caixa para quitar o benefício e, com isso, o débito será empurrado para o governador eleito Romeu Zema (NOVO).

Segundo o chefe das Relações Trabalhistas do Governo de Minas Gerais, Carlos Calazans, o atraso se dá por causa da falta de recursos. “Com relação ao 13° salário, o Governo de Minas Gerais comunica que, apesar de todos os esforços financeiros realizados, não conseguiu viabilizar o seu pagamento no exercício de 2018”, diz trecho de comunicado divulgado pelo governo estadual (leia a íntegra abaixo).

O governo estadual esperava receber repasse do governo federal referente à desoneração do ICMS para quitar uma parcela do benefício, mas, segundo a Assessoria de Relações Sindicais do governo de Minas, o valor só será quitado em 2019.

“Apesar de todos os esforços financeiros que foram envidados, o Governo de Minas Gerais lamenta não ter conseguido pagar nem anunciar o parcelamento do 13º ainda neste ano”, diz outro trecho do comunicado divulgado pelo governo Pimentel.

O governo diz ter depositado o salário referente a novembro na sexta-feira.

Por meio de nota, a assessoria do governador eleito Romeu Zema disse que lamenta o ocorrido, “mas ressaltou que somente vai se pronunciar oficialmente sobre ‘o calote’ no 13º salário dado pela atual gestão petista nos servidores públicos mineiros quando tiver acesso ao fluxo de caixa e às reais condições financeiras do Poder Executivo estadual”.

Veja a nota do governo Pimentel na íntegra:

O Governo de Minas Gerais, por meio da Assessoria de Relações Sindicais (ARS), informa que, conforme tinha se comprometido anteriormente, o pagamento dos salários do mês de novembro – pago em dezembro – está sendo efetuado no dia de hoje (28/12) a todos os servidores ativos e inativos do Executivo estadual.

Com relação ao 13° salário, o Governo de Minas Gerais comunica que, apesar de todos os esforços financeiros realizados, não conseguiu viabilizar o seu pagamento no exercício de 2018.

Foi aguardado até o último momento um crédito de R$ 200 milhões, por parte do Governo Federal, referente à “compensação financeira em função da perda de receita decorrente da desoneração de ICMS sobre exportações de bens e da concessão de créditos nas operações anteriores”, aprovada no Congresso Nacional (PLP 511/2018). O Governo Federal informou que este crédito só será repassado em 2019.

Outra importante perda de recursos ocorreu com o leilão da securitização das dívidas, que não obteve oferta com o desconto permitido. Com isso, o Estado estima que deixou de arrecadar cerca de R$ 500 milhões.

Estes valores, somados, permitiriam ao Estado o pagamento de parte do 13º salário de todos os servidores do Executivo estadual, ativos e inativos, em 2018.

Apesar de todos os esforços financeiros que foram envidados, o Governo de Minas Gerais lamenta não ter conseguido pagar nem anunciar o parcelamento do 13º ainda neste ano.

Carlos Alberto Menezes de Calazans
Assessoria de Relações Sindicais

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: O Tempo e Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui