Romeu Zema anuncia secretários de Agricultura, Governo e Meio Ambiente

0

O governador diplomado de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), anunciou, nesta sexta-feira (21/12/2018), os nomes dos futuros responsáveis pelas pastas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Governo, e Meio Ambiente.

Para a Secretaria de Agropecuária, a selecionada é a produtora rural e engenheira florestal Ana Maria Valentini, atual presidente Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (IRRIGANOR).

Na Secretaria de Governo, o selecionado foi o mestre em Administração Pública Custódio de Mattos. Ele também é mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Já foi diretor do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Para o Meio Ambiente, o secretário será o atual responsável pela pasta, Germano Luiz Gomes Vieira, que é servidor público efetivo da secretaria. Ele é professor universitário, especialista em educação ambiental e mestre em Direito público pela universidade católica portuguesa de Porto/Portugal.

Os três secretários passaram pelo crivo das empresas de recursos humanos e foram selecionados a partir de critérios técnicos, como a avaliação de currículo e aderência ao perfil.

Veja os perfis dos futuros secretários:

Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Ana Maria Valentini



Mineira de Capitólio, no Sul de Minas, Ana Maria Soares Valentini é produtora rural e engenheira florestal, formada pela Universidade Federal de Viçosa em 1984. Tem especializações em Administração Rural também pela Federal de Viçosa e em Gestão Ambiental de Projetos Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente preside a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (IRRIGANOR) e produz grãos em uma propriedade rural em Bonfinópolis de Minas, na região Noroeste do estado. Participa, desde 1987, do PRODECER – Programa de Desenvolvimento do Cerrado, que contou com o apoio do governo japonês para ampliar as áreas agricultáveis de soja no Brasil. Entre seus trabalhos como engenheira de pesquisa florestal esteve em meados anos 80 no projeto na Amazônia ˜Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais”, coordenado pela fundação WWF ( World Wide Fund for Nature), que é uma Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.

Secretaria de Governo – Custódio Antonio de Mattos



Mineiro de Bicas, na Zona da Mata, Custódio Antonio de Mattos é formado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Tem mestrados em Administração Pública, pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, Inglaterra. Possui especialização em Gestão Empresarial Avançada, pela INSEAD, na França. Já foi diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), secretário de Desenvolvimento Social em Minas e de Desenvolvimento Econômico na capital mineira. É aposentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) do Governo Federal como técnico de pesquisa e planejamento na área previdenciária. Na esfera política já foi prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, por duas vezes, deputado estadual e congressista por três mandatos.

Meio Ambiente – Germano Luiz Gomes Vieira



Mineiro de Lavras, no Campo das Vertentes, Germano Luiz Gomes Vieira é servidor público efetivo, graduado em Direito, professor universitário, especialista em educação ambiental, mestre em Direito público pela universidade católica portuguesa de Porto/Portugal.. Atuou como diretor de prevenção e combate à corrupção pela Controladoria Geral do Estado, e exerceu cargos e funções no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Instituto Mineiro de Gestão das Águas, na Fundação Estadual do Meio Ambiente e na Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de onde é servidor concursado.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui