Amams e Ministério Público realizam encontro com prefeitos do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas

0

Prefeitos, secretários e procuradores municipais de 93 cidades do Norte de Minas participam do I Encontro do Ministério Público do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. O evento começou na quinta-feira 28/11 e se estende até esta sexta-feira 29/11, de 8 às 17 horas, no auditório Deputado Aécio Cunha – prédio anexo da AMAMS.

O encontro é fruto de uma parceria formalizada entre AMAMS, Ministério Público de Minas Gerais e seus parceiros – Receita Federal, Tribunal de

Contas, Receita Estadual e Polícia Federal, e tem como objetivo uma aproximação do executivo municipal com os órgãos de controle e fiscalização, buscando otimizar as ações das administrações municipais e orientar os Prefeitos em condutas preventivas no exercício da sua função.

O presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que este evento é um momento impar no municipalismo regional, onde os prefeitos tiveram a oportunidade de expor os seus problemas junto ao Ministério Público e seus parceiros. Teve início hoje, a construção de uma grande parceria. Já estava passando da hora desse debate entre prefeitos, o MP e os seus parceiros. Acredito que esta parceria vai resultar em novos tempos para a administração municipal onde o gestor não terá mais receio de sentar e conversar com os promotores públicos. Os prefeitos não erram porque querem, mas sim porque querem acertar. Acredito que só com diálogo entre as partes é que conseguiremos viabilizar importantes projetos para os nossos municípios”.

O promotor Felipe Caires elogiou a AMAMS pela iniciativa e disse que o momento foi importante de uma mútua apresentação. “Falam que os promotores estão atrapalhando as administrações públicas, mas é bom que fique esclarecido que nós somos apenas os advogados da sociedade. Não queremos ser prefeitos. Vivemos a mesma realidade dos prefeitos, temos muitas tarefas e poucos recursos.

PROPOSTA

Ainda no primeiro dia do encontro foi sugerido pelos prefeitos que se faça um documento para o Ministério Público pedindo que interceda junto aos governos estadual e federal na redução dos encargos que deveriam ser dos mesmos, mas que são pagos pelas prefeituras. Além da criação de um grupo permanente de prefeitos para atuar junto ao MP em assuntos que são de interesse geral dos municípios.

O I Encontro do Ministério Público do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha prossegue nesta sexta-feira 29/11, a partir das 8 horas, no auditório da AMAMS, e será direcionado para os membros das Comissões de Licitação e Compras, Contador, Controle Interno, além do Procurador municipal.

“É permitida a reprodução deste material, desde que citada a fonte: Portal Aconteceu no Vale (www.aconteceunovale.com.br)”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui