RIO PARDO DE MINAS: Moradores comemoram temporal, mesmo após rio transbordar e causar alguns estragos

0

Moradores de Rio Pardo de Minas, no norte do Estado, foram surpreendidos por um forte temporal nesta quinta-feira (28). O fenômeno, que não é muito normal de ser registrado nessa região de Minas, causou o transbordamento do Rio Preto, que passa pelo centro e zona rural do município.

De acordo com a (PM) Polícia Militar da cidade, alguns comércios da região central foram invadidos pela água e a maioria dos alagamentos é provocada por carros que passam pelas enxurradas formadas às margens do rio.

Segundo os policiais, a vegetação ao redor do Rio Preto, na zona rural de Rio Pardo de Minas, está literalmente debaixo d’água.

Ainda conforme a PM, até o momento desta publicação, a corporação só havia sido acionada para impedir o tráfego de veículos nas vias tomadas pela água.

Repercussão

Ao contrário do que normalmente os moradores de outras cidades atingidas por temporais expressam, tudo indica que a população de Rio Pardo de Minas ficou feliz com a forte chuva.

Por meio de suas contas no Facebook, os residentes da cidade disessam que gostaram do ocorrido:

“Fico emocionada de ver essa cena, achava que nunca mais ia ter este prazer, e de poder mostrar para meus filhos esse momento histórico, Deus seja louvado…”

“BOA NOTICIA..”

“DEUS É FIEL”

“GLÓRIA A DEUS … é chuvaaaa ….”

Estou impressionada com tanta água em Rio Pardo de Minas, DEUS é maravilhoso, pedimos por chuva e ele nos mandou bastante, obrigada senhor por essa benção em nossa região tão castigada pela seca, faltou apenas conciência e aplicação de verbas para armazenar as águas, bem tão precioso no qual dependemos totalmente pra viver, acordemos todos nós, eleicões chegando… (diz a internauta Cristiane Oliveira)

Há quanto tempo não víamos isso? Água passando sobre o aterro que liga o Bairro JK ao centro. #obrigadosenhor (diz o internauta Dinei Leão)

Três pontes caíram e um bairro está completamente alagado

Depois de muitas chuvas, a Defesa Civil pediu reforço aos bombeiros para atender a situação de emergência em Rio Pardo de Minas. Os rios que banham a cidade transbordaram e diversos pontos estão alagados. Existem famílias alagadas.

Conforme a Defesa Civil, três pontes em estradas que dão acesso à cidade caíram. Uma no domingo, dia 17 e duas nessa quinta, dia 28. O acesso à cidade está sendo feito apenas por Taiobeiras.

Os povoados de Serra Nova e Sobrado são os mais atingidos pelas águas. E o bairro JK, conforme a Defesa Civil, está completamente embaixo d’água, já que está localizado às margens do rio. Parte do centro comercial também está alagado. Alguns comércios fecharam as portas.

O internauta Felicissimo Thiago registrou algumas imagens do ocorrido, e fez também uma comparação interessante com uma foto da enchente em novembro de 1989 e novembro de 2013.


Enchente em novembro de 1989


Enchente em novembro de 2013

Ainda segundo Felicissimo, desde 1990 não ocorria uma enchente como esta, os Rios Pardos e Rio Preto se encontraram e se transformaram em um verdadeiro mar de água e alaga toda a avenida Beira Rio, a população está preocupada, principalmente os moradores da avenida citada.

GALERIA DE FOTOS:


Fotos: Felicissimo Thiago

Fonte: Jornal Folha Regional e R7 com alterações do Aconteceu no Vale

“É permitida a reprodução deste material, desde que citada a fonte: Portal Aconteceu no Vale (www.aconteceunovale.com.br)”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui