Prefeituras de Capelinha e outras cidades da região vão fechar as portas por 30 dias

0

A decisão é uma forma de protesto contra o arrocho econômico enfrentado pelas prefeituras em 2013

Várias prefeituras da região do Alto Jequitinhonha vão fechar as portas e suspender o atendimento ao público de 16 de dezembro a 17 de janeiro. A decisão coletiva de paralisação por 30 dias foi tomada dia 27 de novembro durante reunião de prefeitos em Capelinha, sendo coordenada pela AMAJE (Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha). A decisão é uma forma de protesto contra o arrocho econômico enfrentado pelas prefeituras em 2013. Para os prefeitos essa é a pior crise financeira vivida pelos municípios nos últimos 15 anos.

As prefeituras também vão parar nos dias 12 e 13 de dezembro por sugestão da AMAJE e da AMM (Associação Mineira de Municípios) para que prefeitos e lideranças de todo o estado participem de um ato público em Belo Horizonte. Nesses dois dias os secretários e os núcleos decisórios das prefeituras estarão reunidos para estudo e planejamento das ações estratégicas de enfrentamento da crise.

Nos 30 dias de paralisação o expediente nas prefeituras será apenas interno, visando organizar as ações e implementar as decisões tomadas para racionalizar custos e despesas. As atividades educacionais também vão parar, pois coincidem com as férias escolares. Os serviços de saúde e limpeza pública serão mantidos, sem prejuízos à população, além dos casos de urgência e emergência. Também haverá concessão de férias a servidores e possíveis demissões de contratados em função de exigência do Ministério Público para alguns municípios.

As prefeituras que decidiram pela paralisação de 30 dias: Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Veredinha, Turmalina, Minas Novas, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado e Chapada do Norte. A AMAJE vai mobilizar outros prefeitos da região para aderirem à paralisação coletiva.


Foto: Acontece Regional

Por Tico Teves (Rádio Aranãs FM)

“É permitida a reprodução deste material, desde que citada a fonte: Portal Aconteceu no Vale (www.aconteceunovale.com.br)”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui