Brasil deve aumentar em 50% a produção de cacau

0

Nos próximos cinco anos, o Brasil deve aumentar em 50% a produção de cacau. A estimativa é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Ele participou do encontro anual da World Cocoa Foundation (WCF), na Fundação Mundial do Cacau, em São Paulo, onde também apontou que a safra anual deve chegar a 300 mil toneladas.

De acordo com Maggi, esse aumento está previsto no Plano de Expansão Sustentável da Produção. Na Amazônia, o crescimento médio tem sido de 10 mil hectares por ano em sistemas agroflorestais, incluindo a recuperação de áreas degradadas. A árvore é nativa desse bioma.

O governo brasileiro também tem participado de negociações para exportar 20% do cacau brasileiro com selo de qualidade diferenciado. Atualmente, 12 países participam do grupo que podem vender o produto com essa qualificação. Com esse selo é possível comercializar o cacau a um preço melhor.

“Temos um grande mercado a conquistar com a venda de produtos com maior valor agregado”, afirmou o ministro. “O Brasil tem tendência à especialização em produção de chocolates orgânicos, chocolate gourmet, entre outros nichos de mercado que queremos e podemos alcançar”, argumentou.

Brasil deve ampliar produção de cacau em 50% – Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Governo do Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui