Tradicional Festa do Rosário celebra a cultura negra e popular de Araçuaí

0

Moradores, turistas e fiéis se reuniram neste domingo (21/10/2018) em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, para manter viva uma tradição de quase 150 anos. Mais que um evento religioso, a Festa do Rosário é a celebração de duas culturas que encontraram a harmonia por meio da música, da dança, das cores e da fé.

A tradicional Festa comemora em 2018 os 104 anos de reconhecimento da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos como templo católico agregando diversas atividades populares transformando o Alto do Rosário em um importante espaço de interação sociocultural.

De origem católica, a devoção a Nossa Senhora do Rosário ganhou força no Brasil com os rituais e simbologias africanos, personificados nas congadas. Em Araçuaí, a festa é uma das manifestações mais antigas da cidade e preserva a identidade negra do município.

Casal real é saudado na porta da Igreja (Foto: Gazeta de Araçuaí)

Irmandade

Eles são pedreiros, donas de casa, comerciantes, gente simples do povo que no dia da festa se transformam em membros da Corte. Vestidos a caráter, Rei e Rainha são conduzidos pelos Tamborzeiros do Rosário. Durante o trajeto, o casal é acompanhado de perto pelas juízas, caixeiros, moças e capitães. Eles são tratados com muita honra e respeito.

Quando o cortejo chega à secular igreja do Rosário, e também na saída, o casal recebe as saudações oficiais realizadas pelos alferes da espada, da bandeira, e do pontão.

A missa festiva é o ponto alto da festa. Este ano, a cerimônia foi presidida pelo Padre Júlio.

Fiéis lotaram a Igreja do Rosário neste domingo (Foto: Gazeta de Araçuaí)

A Igreja do Rosário dos Homens Pretos é o único patrimônio material construído por negros escravizados no século XVIII de pé na região de Araçuaí. A construção é uma evidência da arquitetura colonial mineira e da cultura afro-brasileira que resiste até nossos dias por meio de ações culturais como a Festa do Rosário dos Homens Pretos.

A Festa se inicia no final de outubro com o levantamento do mastro e tem o seu ponto alto no dia 21 com a tradicional coroação dos “reis de festa” que este ano foram os irmãos Pedro Wilson Almeida Pereira e Maria Betânia almeida Pereira.

É um momento de devoção e de alegria. A festa reúne centenas de pessoas vindas dos mais diferentes lugares para saudar a Virgem do Rosário. A celebração ocorre desde o século XVIII.

Os festejos terminam com a retirada do mastro pelos membros da irmandade e pela devolução da imagem da santa, que segue em procissão da igreja Matriz para a Igreja do Rosário. A cerimônia ocorrerá na próxima sexta-feira (26).

Igreja do Rosário em Araçuaí (Foto: Gazeta de Araçuaí)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui