GUANHÃES: EMATER entrega Kit de Feira Livre para a Feira São Cristóvão

0

Finalmente a feira livre de produtos da agricultura familiar de Guanhães, conhecida como Feira São Cristóvão, recebeu na manhã deste domingo (24), o Kit Feira Livre, que faz parte de mais uma ação do Programa Minas Sem Fome (MSF). O Programa, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é gerenciado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Os feirantes, representados pela Associação dos Agricultores Familiares e Urbanos de Guanhães e Região (Asgrofag) estrearam o kit, que é composto de 10 barracas padronizadas, 20 jalecos e 2 balanças.

De acordo com Thiago, a ASGROFAG representa 18 agricultores feirantes, além de outros associados que utilizam outros canais de comercialização. No local, os agricultores vendem hortaliças em geral, frutas, quitandas, queijo, requeijão, doces, pastel e caldo de cana. A feira livre de Guanhães existe há quase dez anos, mas organizada como associação apenas quatro anos

Segundo Carvalho, inicialmente o kit vai beneficiar dez feirantes, mas a associação entregou ontem, um novo projeto de apoio à feira, ao Chefe de Gabinete da EMATER-MG, Valmar Gonçalves, que no ato representou a Diretoria da Empresa e o Secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nascimento.

Em seu discurso, Valmar reafirmou o compromisso da EMATER-MG no Estado de Minas, de apoiar e incentivar a agricultura familiar e suas organizações, colocando à disposição dos municípios conveniados, toda a estrutura necessária e disponibilizando a implementação de diversas políticas públicas de promoção do desenvolvimento rural sustentável, com destaque para o Programa Minas Sem Fome.

O gerente regional da EMATER de Guanhães, Geraldo Agostinho de Jesus fez um balanço do Programa Minas Sem Fome desde 2011 em Guanhães, que já beneficiou grande número de famílias de pequenos produtores rurais por meio de doações de sementes, capacitações e agora, apoiando a Feira Livre .

O Prefeito Ladinho, que participou da cerimônia, parabenizou os feirantes e a Associação pela conquista e a EMATER-MG, pelo excelente trabalho e dedicação, com projetos e ações que realmente incentivam o setor agropecuário do Município.

Para marcar a revitalização do espaço, também conhecida como Feira da Padaria Brasil, os feirantes e os visitantes, participaram da solenidade de recebimento do kit e depois curtiram uma roda de viola com artistas da região.

Via Folha de Guanhães

“É permitida a reprodução deste material, desde que citada a fonte: Portal Aconteceu no Vale (www.aconteceunovale.com.br)”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui