TRAGÉDIA: Micro-ônibus que levava doentes bate em carreta e 14 morrem próximo a Salinas

0

Um grave acidente envolvendo uma carreta e um micro-ônibus deixou, pelo menos, 14 mortos e 11 feridos, na manhã desta segunda-feira (25), na BR-251, próximo de Padre Carvalho, no Norte de Minas. Dos feridos, cinco estão em estado grave.

De acordo com as informações da assessoria de comunicação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), a colisão aconteceu por volta das 6h30, na altura do KM 280. O micro-ônibus é do Serviço de Transporte em Saúde (Sets) que transportava pacientes de Rubelita para tratamento em Montes Claros.

Testemunhas informaram que chovia no momento da batida e que o condutor da carreta teria perdido o controle da direção, fazendo um “L” e colidido contra o micro-ônibus, que estava na pista contrária. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não é possível afirmar se o motorista da carreta estava em alta velocidade, mas a possibilidade não foi descartada, uma vez que o veículo fez um “L” em um declive com curva.

O micro-ônibus pertence ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp). O secretário executivo da empresa, Célio Brito, informou que o motorista é experiente e estava devidamente cadastrado para fazer a viagem. Ainda segundo ele, a manutenção e a documentação do veículo estão em dia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o resgate das vítimas, que foram encaminhadas para hospitais de Taiobeiras e Salinas, na mesma região.

Segundo a Polícia Militar em Rubelita, os pacientes faziam tratamento em Montes Claros todas as segundas e terças-feiras. O grupo saiu do município às 4h. As vítimas realizavam hemodiálise, exames do coração e outras consultas. Nesta segunda, 26 pessoas estavam no transporte.

Ainda de acordo com a corporação, o prefeito de Rubelita, Inael Murta, e alguns secretários estão no local do acidente, que fica a 30 quilômetros da cidade.

FOTOS DO ACIDENTE:

Estado de saúde

Nove pessoas foram socorridas para o Hospital Municipal de Salinas. Os feridos apresentavam várias fraturas, traumas torácicos e cortes na cabeça. Entre os pacientes, está uma menina de apenas 6 meses que teve traumatismo craniano.

Segundo a unidade de saúde, ela e as outras pessoas com o quadro clínico mais grave foram encaminhados a um hospital de Montes Claros.

Algumas das vítimas, que apresentavam escoriações e não correm risco de morrer, foram atendidas ainda no local pelos socorristas do Samu e, em seguida, levadas para Rubelita em ambulâncias da cidade.

O motorista da carreta, José Carlos Vieira, de 37 anos, que é de Curitiba e ficou preso às ferragens, também foi para o hospital de Salinas. O condutor do micro-ônibus não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Desespero

Ainda segundo militares, os moradores de Rubelita ficaram desesperados com a notícia do acidente. O município tem aproximadamente 7.000 habitantes. O velório das vítimas deve acontecer no ginásio poliesportivo da cidade, mas o horário ainda não foi definido. Os corpos estão no Instituto Médico Legal (IML) de Montes Claros e ainda não foram liberados.

“A cidade está em choque. Ninguém esperava por essa tragédia. Ainda não sabemos qual vai ser o horário de velório e sepultamento”, informou um morador da cidade, que pediu para não ter o nome divulgado.

Por causa da batida, as aulas foram suspensas e a prefeitura está fechada. O comércio da cidade também fechou as portas nesta segunda-feira (25).

Trânsito

Segundo a PRF, devido ao acidente, meia pista do trecho foi fechada no sentido Montes Claros para os trabalhos da perícia e remoção dos corpos. No entanto, de acordo com a polícia, não há registro de congestionamentos.

Governo de Minas

O governador Antonio Anastasia lamentou, em nota, a morte de pelo menos 15 pessoas na manhã desta segunda-feira. Confira abaixo a nota na íntegra:

“Em nome de todos os cidadãos de Minas Gerais, transmito minhas condolências e presto nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas do acidente ocorrido nesta segunda-feira (25), na BR-251, nas proximidades do município de Padre Carvalho, no Norte de Minas, que tirou a vida de 15 cidadãos mineiros. O Governo de Minas se empenha em melhorar cada vez mais o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), com investimentos permanentes no setor e o treinamento constante de seus funcionários, e considera o trágico acidente uma fatalidade”.

Repercussão

Pelas redes sociais muitas pessoas se solidarizaram com as vítimas do grave acidente e manifestaram seu carinho com as famílias.

“Manhã triste! Com fim pra muitos e livramento pra outros! Péssima noticia!!
Tragédia com micro ônibus de Rubelita – MG, ônibus qual usado pela secretaria de saúde da cidade, fazendo transporte de enfermos para Montes Claros – MG. Cidade da minha mãe, cidade a qual vivi grande parte da minha infância, onde em todas as minhas férias escolares me recepcionou sempre de braços abertos, me encantado sempre com a felicidade de todos. Sou grato por isso, pois muitas das minhas qualidades, tais as mais simples, porém de enorme valor em um ser humano, adotei dali. Segundo relatos 14 das 25 pessoas presentes nesse ônibus faleceram, onde também tive notícias que um primo meu estava presente, e saiu dessa com apenas ferimentos leve, graças a Deus. Venho encarecidamente pedir a Deus que traga abundância de conforto, para todos os familiares e amigos de todas as vítimas, pois sei o tamanho da união, companheirismo e amor um pelo outro nessa pequena cidade. Aqui, deixo minhas condolências para todos os rubelitenses, em especial para as famílias de cada uma daquelas vitimas!!!”, escreveu um dos internautas.

Uma segunda pessoa deixou seus sentimentos assim: “Venho por meio dessa mensagem mostrar meu profundo sentimento pelo ocorrido. Infelizmente, nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz. As pessoas que amamos não morrem jamais, apenas viajam na nossa frente. Apenas compram uma passagem para um lugar bem longe. Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. Meus sentimentos”.

Bom dia, segunda-feira. Nesse momento queria desejar o sentimento de pesar as famílias dos mortos no acidente com o microônibus de Rubelita da Secretaria de Saúde, sentido a Montes Claros”.

“Que Deus conforte os corações de todos vocês. Nesse momento de angustia, de dor…estamos solidários a vocês”.

Relação vítimas fatais

Corpo de Bombeiros divulgou a lista dos mortos no acidente.

1 – Ana Corrêa De Almeida – 78 anos

2 – Maria Lúcia Almeida Araújo – 52 anos

3 – Adiléia Aparecida De Souza Leal – 37 anos

4 -Gleiciele Aparecida Caldeira – 26 anos

5 – José Ferreira Da Silva – 24 anos

6 – Maria Aparecida Caldeira – 47 anos

7 – Lucas Silva Miranda – 5 anos

8 – Caic Aparecido Ferreira Da Silva – 14 anos

9 – Maria Madalena Dos Santos – 43 anos

10 – Domingas Regina Da Paixão – 84 anos

11 – Otávio Cândido Da Costa – 54 anos

12 – Willian Vieira (Condutor Do Microônibus)

13 – Ivanéia Bispo Pereira – 57 anos

14 – Fernando Vieira De Oliveira – 25 anos

Via O Tempo Online

“É permitida a reprodução deste material, desde que citada a fonte: Portal Aconteceu no Vale (www.aconteceunovale.com.br)”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui