Vídeo mostra tornado de fogo em Minas

0

Se um tornado comum já causa espanto, medo e curiosidade, um “tornado de fogo” provoca reações ainda mais acentuadas. E foi o que aconteceu em Nova Ponte, no Alto Paranaíba, no início deste mês. Divulgado apenas agora, um vídeo que circula nas redes sociais mostra um tornado de fogo em meio a um incêndio no campo de plantação de uma fazenda no município.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o redemoinho de fogo acontece quando um tornado comum se forma no local de um incêndio e suga o fogo, juntamente com a vegetação em chamas, formando o fenômeno.

Ainda segundo os bombeiros, o tornado é imprevisível e, por isso, as pessoas devem manter distância ao avistarem um. “A velocidade do vento e a temperatura são muito altas e, como ele circula de maneira errática, não dá para prever aonde ele vai atingir”, comenta o comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, no Triângulo Mineiro, tenente-coronel Anderson Passos.

O batalhão atendeu a ocorrência de incêndio em Nova Ponte, que durou três dias e destruiu a plantação de cana-de-açúcar, atingindo ainda outra fazenda, com plantação de pinos e eucaliptos, e provocando outro fenômeno assustador, chamado de “incêndio de copa”, que é quando o fogo atinge a copa das árvores.

O fenômeno aconteceu em Nova Ponte (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Fenômeno ocorreu durante incêndio (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Tornado

No último dia 12 de setembro, um outro tornado de fogo foi registrado em um incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar, em Iturama, no Triângulo Mineiro.

O fenômeno

Diferente do tornado meteorológico que surge a partir de uma nuvem, criando um funil de vento até tocar o solo, o fenômeno avistado em incêndios é formado quando acontece a combinação entre as altas temperaturas provocadas pelo fogo, o vento muito forte e o tempo muito seco.

Veja os vídeos:





VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui