Adalclever Lopes anuncia candidatura ao governo de Minas Gerais no lugar de Lacerda

0

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes (MDB), anunciou nesta quinta-feira (23/08/2018) a candidatura ao governo de Minas no lugar do ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, que, após desentendimento com o PSB, se retirou da disputa e saiu do partido. Até as 11h15, o MBD não havia se posicionado oficialmente sobre a candidatura.

Lacerda protocolou no fim da tarde desta quarta-feira (22) o pedido da renúncia da candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), em Belo Horizonte. Ele também se desfiliou do partido. A candidatura havia sido registrada em 15 de agosto, mesmo após a Executiva Nacional do partido ter dito que não teria candidato ao governo estadual.

Na manhã desta quinta-feira (23), o TRE informou que o pedido de renúncia ainda não havia sido homologado. O Tribunal informou, ainda, que, para se candidatar ao governo, Adalclever deve renunciar ao cargo de vice e, depois, fazer um novo registro para concorrer ao cargo de governador.

Adalclever Lopes (MDB) (Foto: Clarissa Barçante/ALMG)

Crise e confusão no PSB

A crise no partido começou no dia 3 de agosto, véspera da convenção do PSB em Minas Gerais, quando a Executiva Nacional dissolveu a comissão provisória no estado. Esta comissão apoiava a candidatura de Lacerda ao governo.

A dissolução foi feita após a comissão estadual não retirar a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte mesmo depois de acordo do PSB com o PT nacional. Pelo acordo, os petistas passaram a apoiar o PSB em quatro estados em troca da neutralidade do partido na eleição presidencial. Ficou acertado, ainda, que o PSB não teria candidato ao governo em Minas.

Em carta divulgada à imprensa nesta semana, Lacerda afirma que a “velha política” retirou a candidatura dele. O candidato ainda disse que “a impossibilidade do julgamento definitivo do assunto, desenhada nos últimos dias no âmbito da Justiça Eleitoral, conduz esta insegurança jurídica até a véspera do 1º turno, o que me leva a retirar minha candidatura”.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que Lacerda é “um político inseguro, indeciso e vacilante”. “O partido e os mineiros se vêm livres de um político que tem essas características, que não são boas pra quem quer assumir o governo”, completou. Ele também divulgou uma carta, dizendo que “a desistência se dá como consequência natural da derrota certa que [Lacerda] encontraria na Justiça Eleitoral”.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui