Seminário da Saúde: Capelinha fornece atendimento de qualidade e recebe região

0

A secretária municipal de Educação de Capelinha, Nicinha Ribeiro, participou do Seminário da Saúde, evento promovido pela Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo no último dia 19 de novembro. No evento, houve apresentação de gráficos relativos ao atendimento hospitalar na cidade, que recebe pacientes de toda a região e até mesmo de regiões mais distantes, como Nova Serrana, no centro-oeste do Estado. “Capelinha é o segundo polo de Saúde da região, só Diamantina nos supera. No hospital local temos nove especialistas. Só para citar um exemplo, em Turmalina são apenas três”, ressalta Nicinha.

No evento, foi informado que, mesmo com 35 mil habitantes, o número de cartões do SUS – Sistema Único de Saúde é de quase 70 mil, o dobro do número de moradores da cidade. Na Fundação Hospitalar, foi adotado o Protocolo de Manchester, onde o paciente recebe classificação de acordo com seu estado de saúde: azul e verde para baixo risco, e amarelo e vermelho para pacientes de alto risco.
Mas há muitas pessoas que ainda reclamam da saúde em Capelinha. “Acho que já está na hora de sermos menos pessimistas e começar a comemorar os avanços alcançados na área da saúde em nossa cidade, que são muitos. As pessoas precisam entender que as mudanças ocorreram para melhorar, para otimizar o atendimento no hospital”, salienta Nicinha.

No Seminário da Saúde também foi citado o SUS Fácil, que regula as vagas de transferência para pessoas doentes em todo o Estado. “Todo mundo precisa entender que é um sistema estadual, não dá para enviar um paciente para Belo Horizonte, por exemplo, sem ter certeza de que o hospital terá vaga e recursos para recebê-lo”, comenta Nicinha.

Conselho curador da Fundação Hospitalar São Vicente de Paula

Formado por pessoas voluntárias e não remuneradas:

Adalton Gomes de Almeida; Assis Gomes dos Santos; Eduardo Ferri Rencinai; Fabrício Tadeu Cosa; Geraldo Cordeiro dos Santos; José Alberto Gomes da Silva; José Eduardo Barbosa Pires; Juvenata Soyer Barbosa; Luciano Collares Araújo; Marco Antônio Paranhos da Silva; Maria da Conceição Vieira; Maria Imaculada Sampaio Oliveira; Maria José de Lima Miranda; Murilo Barbosa Horta; Nicodemos Evaristo Cordeiro; Rodrigo Bebiano Pimenta e Weliton Gomes Vitor.

Fonte: Nicinha Ribeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui