A velha política conseguiu me tirar dessa eleição, diz Lacerda ao anunciar fim de candidatura e saída do PSB

0

O ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) anunciou no início da tarde desta terça-feira (21/08/2018) que não é mais candidato ao governo de Minas. A decisão foi divulgada em nota em que o político afirma que “a velha política conseguiu” tirá-lo da eleição.

Lacerda chegou a lançar sua candidatura, mesmo com após decisão do PSB nacional de retirá-la devido a um acordo com o PT. Lacerda alegou que seria inviável se manter na disputa ao mesmo tempo em que aguarda uma decisão da Justiça Eleitoral para saber se o trato firmado entre PSB e petistas tem validade no estado.

A diretoria provisória do PSB em Minas entrou com um pedido de impugnação da candidatura de Lacerda. No documento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), a direção afirma que ele não respeitou diretrizes da sigla.

“O PSB estava sendo conduzido em prol de um projeto individual, e não nacional, o que não se coaduna com a própria natureza do partido político. A subsistência do PSB em Minas Gerais estava em risco em prol de um projeto pessoal de Marcio Lacerda”, disse a diretoria no pedido de impugnação. A ação se baseia na tentativa de anular convenção estadual da legenda, ocorrida no dia 4 de agosto.

O presidente interino do PSB em Minas Gerais, Renê Vilela, explicou que a aliança com o MDB, que vinha sendo negociada por Marcio Lacerda, foi um dos motivos para o diretório tentar anular a candidatura do ex-prefeito. “É muito flagrante como um indivíduo vem tentando burlar as regras do partido. Ele está tentando construir uma narrativa de que é vítima, mas os partidos precisam se fortalecer no Brasil”, disse.

Desde quarta-feira, 15, constam no TRE dois pedidos de registro de candidaturas do PSB. Uma registrada pela direção estadual com os candidatos a deputado federal e estadual, que declara entrada na coligação do governador Fernando Pimentel (PT), que tenta a reeleição nas eleições 2018 junto com PCdoB, PR e DC. A outra foi registrada por Marcio Lacerda e forma uma coligação com MDB, PDT, PROS, PV, Podemos e PRB.

Na impugnação da direção estadual pessebista também consta a tentativa de anular a coligação formada por Lacerda, que tinha o presidente da Assembleia Legislativa Adalclever Lopes (MDB) como vice e o deputado federal Jaime Martins (PROS) como candidato ao Senado.

Lacerda não é mais candidato ao governo de Minas (Foto: Divulgação)

Leia a íntegra da nota de Lacerda:

A velha política conseguiu me tirar dessa eleição

Dois comandos partidários, de forma antidemocrática e arbitrária, fizeram, na calada da noite, nos porões sombrios dos gabinetes em Brasília, o mais podre dos conchavos políticos. A cúpula do PSB e do PT conspiraram para retirar a minha candidatura a Governador de Minas Gerais, impedindo a desvinculação definitiva do tradicional papel de braço do PT, desempenhado pelo PSB.

Todos sabem que lutei e resisti. Minha indignação não aceitou essa negociata, essa imposição que agride não apenas a minha candidatura, mas a vontade soberana dos mineiros.

No entanto, a impossibilidade do julgamento definitivo do assunto, desenhada nos últimos dias no âmbito da Justiça Eleitoral, conduz esta insegurança jurídica até a véspera do 1º turno, o que me leva a retirar minha candidatura. Esse prazo alongado dificulta e muito a mobilização de apoiadores e, especialmente, tornará muito fragilizada a situação dos candidatos a deputado do PSB, que estão contra sua vontade, presentes em duas coligações. Além disso, manter uma campanha eleitoral, muito curta e de grandes desafios como essa, com tamanha indefinição jurídica, poderia prejudicar muito o crescimento que vínhamos detectando nos últimos meses em torno da nossa proposta para Minas Gerais.

Os representantes da velha política conseguiram impedir minha candidatura.

Minas Gerais precisava de uma terceira via. E a nossa candidatura era, sim, muito viável. Todas as pesquisas divulgadas até o momento apontaram o meu nome com reais possibilidades de chegar ao segundo turno e obter uma vitória. Por isso os grandes interesses agiram dessa maneira covarde.

Infelizmente essa é a política que ainda impera no Brasil. Sou retirado da disputa esperando, sinceramente, que esse fato deplorável que ocorreu com a minha candidatura sirva de exemplo para ajudar a transformar de fato a nossa política. Não podemos mais deixar que acordos e conchavos de gabinete predominem sobre a vontade popular.

E é essa vontade popular que sustenta a esperança que estava depositada em nossa candidatura. Nos últimos dezoito meses visitei mais de duzentas cidades em Minas, vendo de perto a situação de cada região do estado. Dialogando e ouvindo pessoas de todos os segmentos da população aprofundei meus conhecimentos sobre Minas Gerais e sobre a realidade das pessoas em mais de mil reuniões que participei nesta que eu chamei de peregrinação de aprendizado.

Quero agradecer a todos que nos acompanharam e participaram dessa caminhada. A todos os cidadãos que estavam dispostos a construir uma nova alternativa para Minas e que viam em nossa candidatura a esperança de algo diferente.

Nas pessoas do meu candidato a vice-governador, deputado estadual Adalclever Lopes, e do meucandidato a senador, deputado federal Jaime Martins, quero agradecer profundamente a todos os partidos, dirigentes, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, enfim, todos os políticos de bem que estiveram ao nosso lado neste momento e que também estão profundamente indignados. Desejo boa sorte a todos os candidatos a deputado da coligação Minas tem Jeito, em especial aos do PSB que apoiaram minha candidatura a Governador.

Apesar do sentimento de frustração, digo a todos que esta foi uma experiência extremamente proveitosa. Ouvir de perto os mineiros permitiu a mim, ao lado de outros colaboradores e de lideranças partidárias que confiaram em nosso projeto, apresentar um programa de governo chamado “Pacto Pela Retomada da Grandeza de Minas”, que está registrado no Tribunal Regional Eleitoral e publicado em marciolacerda.com.br. São ideias e conceitos que permitiriam que Minas Gerais voltasse a olhar para a frente de novo.

Aproveito este comunicado para também anunciar a minha desfiliação do Partido Socialista Brasileiro, ao qual nos últimos onze anos fui filiado, honrando com dignidade seus princípios e valores. Infelizmente, este conchavo de sua direção nacional terá reflexos ainda mais profundos no PSB e, principalmente, nos olhos de quem enxergava neste partido alguma coisa diferente na vida partidária deste país.

A política continua sendo o grande instrumento de transformação social no Brasil, mas transformaçãomesmo precisa acontecer primeiro na forma de se fazer política.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Rádio Itatiaia e Agência Estado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui