Explosão em usina deixa feridos e assusta população de Ipatinga

1

Uma forte explosão dentro da Usiminas, em Ipatinga, assustou funcionários da siderúrgica e moradores na tarde desta sexta-feira (10/08/2018). Trinta pessoas foram levadas para o Hospital Márcio Cunha, mas nenhuma em estado grave. O Corpo de Bombeiros informou que não há mortos.

O acidente ocorreu em um dos gasômetros. A explosão foi sentida em diversos bairros da cidade do Vale do Aço, em Minas Gerais.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a usina está fechada e não há previsão de retorno das atividades.

Um dos atendidos no Hospital Márcio Cunha sofreu um corte na face causado por um estilhaço, segundo informação dos bombeiros. As outras 29 vítimas tiveram tonturas ou mal súbito decorrente da situação de pânico ou da inalação de gás.

“Todas essas vítimas prestavam serviço ou eram funcionários da empresa. Um fator que favoreceu a menor gravidade da ocorrência foi o fato dos servidores da fábrica estarem em horário de almoço no momento da explosão”, afirma nota do Corpo de Bombeiros.

Segundo os bombeiros, o tanque que explodiu continha uma mistura de gases utilizada na produção de aço, denominada LDG (Linz Donawitz Gás), também chamado gás de aciaria. O principal componente desse gás é o monóxido de carbono.

As vítimas foram conduzidas pelos próprios brigadistas da Usiminas. A explosão do gasômetro causou um incêndio, que foi controlado pelos bombeiros. Os trabalhos de socorro às vítimas já foram finalizados, mas os bombeiros seguem monitorando a situação no local.

Uma das torres do gasômetro foi destruída (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Bombeiros descartam vazamento

Segundo os bombeiros, há dois reservatórios idênticos ao que explodiu na planta industrial da Usiminas, distantes cerca de 100 metros da explosão, que já foram inertizados pela empresa.

O Corpo de Bombeiros afirma que não há vazamento de gás e que equipes fizeram várias medições com aparelhos específicos para leitura de gases, “comprovando a segurança do local e não havendo a necessidade de evacuação dos bairros próximos”.

Prédio da Câmara de Ipatinga é evacuado (Foto: Elis Santiago/Câmara de Ipatinga/Divulgação)

A assessoria da Câmara Municipal de Ipatinga afirmou que a explosão quebrou janelas e danificou o forro de algumas salas. Cerca de 150 pessoas que estavam no local foram retiradas.

Caminhão foi destruído pelo impacto (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Em nota, a Usiminas confirmou a explosão e afirmou que toda a área de risco foi evacuada. “A equipe de brigadistas da empresa está atuando no local, e a canalização de gás já foi bloqueada, não havendo vazamento. A Usiminas reitera que está fazendo monitoramento de gases nos bairros do entorno da usina e até o momento nenhuma anormalidade foi registrada”, diz a nota da Usiminas.

Usiminas determinou a evacuação da área interna da empresa (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Usiminas determinou a evacuação da área interna da empresa (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Explosão derrubou os produtos das prateleiras do Supermercado Bretas (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma das torres do gasômetro foi destruída (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Vídeo:



VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui