INSS começa a aprovar benefícios pela internet e telefone

1

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) iniciou uma nova etapa na aprovação e concessão de benefícios previdenciários: a partir da próxima segunda-feira (21/05/2018), cidadãos poderão requerer salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos pelo telefone e pela internet.

Além disso, a partir da próxima quarta-feira (24), o atendimento para 21 serviços vai ser em data e hora agendadas por esses canais. Entenda quais os benefícios para os cidadãos.

Mais comodidade

O principal benefício é fazer tudo de casa, pelo telefone, celular ou na tela do computador. Basta ligar para o número 135 ou acessar o Meu INSS (http://meu.inss.gov.br). Em breve, todos os benefícios poderão ser solicitados e concedidos por esses meios. Por enquanto, a partir da próxima segunda-feira (21), o segurado já vai poder acompanhar remotamente processos de salário-maternidade e aposentadoria e só precisará comparecer às agências do INSS se for chamado.

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Menos burocracia

Se o INSS já tiver registrado em seus sistemas os dados e informações necessárias para autorizar a concessão do benefício ao segurado, a aprovação será automática, sem que o cidadão precise sair de casa. Isso significa, sobretudo, economia de tempo. “Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência”, informou, em nota, o INSS.

Fim das longas esperas

A rapidez e economia de tempo também se aplicam à análise dos benefícios. Ou seja, a espera entre a solicitação do salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos e a resposta será mais curta. O plano do INSS é, em breve, disponibilizar esses serviços para outros benefícios.

Agendamento pela internet e telefone

A partir da próxima quarta-feira (24), mais 21 serviços passarão a ter data e hora certas para o atendimento, que será agendado pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS. Confira quais são:

– Alterar meio de pagamento

– Atualizar dados cadastrais do beneficiário

– Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

– Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

– Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf

– Cadastrar Declaração de Cárcere

– Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família

– Cadastrar ou renovar procuração

– Cadastrar ou renovar representante legal

– Desbloqueio do benefício para empréstimo

– Desistir de aposentadoria

– Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados

– Pensão por morte

– Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS

– Reativar benefício

– Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho

– Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

– Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

– Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário

– Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

– Transferir benefício para outra agência

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Governo do Brasil)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui