Comunidade cobra construção de hospital do câncer em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha

0

Lideranças locais lotaram o Auditório José Alencar Gomes da Silva e defenderam, nesta quarta-feira (16/5/18), a construção do Hospital de Controle e Combate ao Câncer em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Eles participaram de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e denunciaram as dificuldades enfrentadas pela população que precisa percorrer grandes distâncias para conseguir tratamento adequado.

A luta pela construção do hospital do câncer no município é antiga e conta com a mobilização da comunidade local, liderada pela Associação Capelinhense de Apoio aos Portadores de Câncer (ACPAC). A presidente da associação, Mônica Marques de Abreu, defendeu a regionalização no atendimento ao paciente com câncer e apontou que a população precisa percorrer em média 550 quilômetros para conseguir tratamento em Belo Horizonte, onde estão os hospitais de referência.

Ela ainda criticou a quase impossibilidade de conseguir um diagnóstico precoce na região, já que os municípios não contam com tomografia computadoriza ou ressonância magnética. “Sem recursos adequados não há como fazer esse diagnóstico em tempo hábil”, afirmou.

O prefeito de Capelinha, Tadeu Filipe Fernandes de Abreu, solicitou apoio para a construção do hospital. Para ele, a região de Capelinha encontra-se abandonada tanto pelo Estado quanto pela União, em todas as áreas, mas em especial, na saúde. Tadeu Abreu também defendeu uma interiorização da rede de atendimento, possibilitando que os pacientes sejam tratados na sua região.

População precisaria percorrer mais de 500 quilômetros para conseguir tratamento em Belo Horizonte, onde estão os hospitais de referência. – Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Dados indicam necessidade de habilitação de um hospital

A coordenadora do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer da Secretaria de Estado de Saúde, Berenice Navarro Antoniazzi, apresentou um levantamento feito sobre os pacientes com câncer na região. Para ela, os números indicam a necessidade de habilitação de um hospital para o atendimento da população, mas ponderou se o município de referência não deveria ser Diamantina.

Segundo ela, atualmente, o Vale do Jequitinhonha conta com 54 municípios e uma população de mais de 680 mil habitantes, e a Macrorregião de Saúde do Jequitinhonha, que seria o foco principal de atuação do hospital, conta com 29 municípios e mais de 370 mil habitantes. Entretanto, para serem tratados, esses pacientes são transferidos principalmente para hospitais de Belo Horizonte e, em menor escala, para instituições de outras regiões.

Para ela, é preciso repensar esse modelo, já que vários dados indicam a fragilidade no tratamento que é dispensado à população: elevados percentuais de casos avançados no início do tratamento (cerca de 50%), elevados intervalos entre o diagnóstico e o início do tratamento (média acima de 79 dias), a dificuldade em conseguir a integralidade da assistência no primeiro hospital e a subnotificação dos casos.

Outro dado apresentado foi sobre o índice de mortalidade na região. Segundo ela, está sendo constatado um aumento do número de mortes por câncer na região, sendo que, no caso da Macro Jequitinhonha, entre 2007 e 2016, o crescimento da mortalidade foi de 75%.

Berenice Antoniazzi ainda apontou que apenas a construção ou habilitação do hospital não é suficiente para prestar um atendimento adequado à população. Para ela, é preciso desenvolver ações estratégicas, como na prevenção da doença, além de um planejamento integral.

Regionalização – O secretário-geral da Associação Médica de Minas Gerais, Gabriel de Almeida Júnior, defendeu a necessidade de regionalização do atendimento aos pacientes de câncer. Entretanto, apontou que o mais importante é a prevenção da doença, com a qualificação dos médicos que prestam o primeiro atendimento e o aumento do número de diagnósticos precoces.

Municípios da região apoiam iniciativa

A audiência contou com a presença de representantes de vários municípios da região de Capelinha que defenderam a construção do hospital.

O prefeito de Minas Novas, Aécio Guedes Soares, afirmou que a luta é da região, já que a população não aguenta mais as dificuldades para conseguir tratamento. O prefeito de Virgem da Lapa, Diogenes Silva, disse que há um desrespeito com a população do Vale do Jequitinhonha, que não conta com um apoio da União e do Estado.

O secretário de Saúde de Turmalina, Anderson Viana, apontou que a construção do hospital pode representar um avanço enorme para o atendimento dos pacientes locais.

Mulheres – A presidente da Câmara Municipal de Minas Novas, vereadora Fátima de Lurdes Martins Almeida, lamentou a situação das mulheres da região vítimas de câncer de mama, por exemplo, que acabam falecendo antes de conseguir o tratamento adequado.

Já a presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, vereadora Lourdes Gomes Vieira, deu um depoimento sobre as dificuldades enfrentadas no seu tratamento. “É muito sofrido. Nós necessitamos desse hospital, pois o paciente já está debilitado e ainda precisa viajar para ser tratado”, afirmou.

Deputados também defendem a instalação do hospital

Os deputados presentes na audiência também apoiaram a construção do hospital em Capelinha. O autor do requerimento e presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), apontou que é preciso unir esforços e garantir recursos estaduais e federais para que o projeto seja concretizado.

O deputado Gustavo Valadares (PSDB) defendeu que a demanda seja levada a todos os pré-candidatos ao Governo do Estado para que coloquem a proposta em seu plano de governo e que seja formada uma frente parlamentar. O deputado Gustavo Corrêa (DEM) lembrou a dívida do Governo do Estado com os municípios e defendeu que seja cobrada de todos os candidatos a construção do hospital.

O deputado Roberto Andrade (PSB) cobrou que no orçamento do Estado do próximo ano estejam previstos recursos para a realização da obra. O deputado Doutor Jean Freire (PT) defendeu que os colegas destinem recursos das emendas parlamentares para o projeto. O deputado Ivair Nogueira (PMDB) destacou a importância de envolver também os deputados federais na luta.

Os deputados Lafayette de Andrada (PRB) e Nozinho (PDT) também manifestaram seu apoio à construção do hospital. O deputado Arlen Santiago (PTB) criticou as dificuldades enfrentadas pela população e as distâncias percorridas para o tratamento.

O vice-presidente da comissão, deputado Doutor Wilson Batista (PSD), também apoiou a causa e deu como o exemplo o Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, que começou como um pequeno projeto e hoje se transformou em referência no atendimento à doença. O deputado Dirceu Ribeiro (PODE) defendeu a união dos municípios e dos parlamentares para que Capelinha seja contemplada com a instituição.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui