As eleições suplementares para prefeito e vice no município de Ipatinga, no Vale do Aço, foram marcadas pelo TRE para 3 de junho. Os eleitores inscritos até o dia 2 de janeiro de 2018 estão aptos a votar e não precisam comparecer ao cartório eleitoral. A Justiça Eleitoral ainda divulgará o número de pessoas que votarão em junho.
O prazo final de 9 de maio, que vem sendo amplamente divulgado pela Justiça Eleitoral, é somente para os eleitores que desejam tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral para as eleições de outubro 2018.
As eleições foram marcadas no último dia 27, com a aprovação pela Corte da Resolução TRE nº 1.077, publicada no dia 30 de abril, contendo o calendário e as demais instruções que vão reger o pleito no município.
A chapa eleita em 2016, tendo como prefeito Sebastião de Barros Quintão (PMDB) e vice Jesus Nascimento da Silva (PSDB), concorreu sub judice, pois o candidato a prefeito foi considerando inelegível. Apesar disso, obteve liminar do TSE em dezembro de 2016, permitindo a sua diplomação e posse. Entretanto, no dia 26 de abril de 2018, o ministro do TSE Luiz Fux cassou a liminar e confirmou o indeferimento da candidatura, determinando a realização de novas eleições (veja a notícia). O prefeito já havia se afastado do executivo municipal, por vontade própria, em 6 de abril de 2018, quando então o vice-prefeito assumiu a prefeitura.
Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, o presidente da Câmara de Vereadores responderá pelo Executivo municipal.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: TRE-MG)