A Fundação Ezequiel Dias (Funed), mantida pelo Governo de Minas Gerais, vai passar a produzir insulina. A autorização foi obtida junto ao Ministério da Saúde e faz parte dos projetos de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) aprovados no edital de 2017, cujos resultados foram publicados agora.
O Termo de Compromisso da parceria foi assinado nesta data pelo presidente da Funed, Marcelo Fernandes Siqueira e pelo Ministro da Saúde, Ricardo José Magalhães Barros. A PDP é referente à Insulina Glargina (insulina longa duração ou prolongada) e a parceria será feita com as empresas Biomm S.A e Gan & Lee Pharmaceuticals.
A publicação se deu através da Portaria nº 731, de 26 de março de 2018, no Diário Oficial da União, considerando a análise e avaliação das propostas de projeto de PDP realizada pela Comissão Técnica de Avaliação (CTA) e pelo Comitê Deliberativo (CD).
A aprovação está em conformidade com o previsto na Portaria de Consolidação GM/MS nº 5/2017 e recursos recebidos pelo Ministro de Estado da Saúde analisados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) e pela Consultoria Jurídica (Conjur), respeitando o fluxo definido no art. 39 do marco regulatório das PDPs.
“Com a produção da insulina sendo realizada no país, a Funed ajudará a reduzir a dependência de importação, ampliando sua competitividade e capacitação tecnológica. Gera, assim, desenvolvimento econômico para o Brasil e contribui para a redução do déficit da balança comercial”, define o presidente da Funed, Marcelo Siqueira.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: Agência Minas)