Ave resgatada em Chapada do Norte está ameaçada de extinção

0

Uma arara da espécie Canindé foi apreendida na manhã desta terça-feira (06/03/2018), em Chapada do Norte, durante uma operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão realizada pela Polícia Militar. De acordo com o analista ambiental do Ibama, Daniel Dias, a ave está na lista da fauna ameaçada de extinção em Minas Gerais. Um homem de 33 anos foi preso em flagrante e autuado em R$ R$ 49.746,42.

“Este homem é alvo de várias denúncias de tráfico de drogas e, por isso, fomos cumprir o mandado. No entanto, no momento do cumprimento, encontramos a arara e dois periquitos-maracanã. As aves estavam sem as anilhas de identificação e o alvo não tinha licença para manter as aves em cativeiro”, explicou o tenente Bernardo de Oliveira.

A casa onde as aves foram apreendidas fica no Centro da cidade. O homem foi conduzido para a delegacia de Minas Novas e as aves permanecerão no quartel da PM até emissão de laudo produzido por médico veterinário. Depois de avaliadas, elas serão entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Ibama de Montes Claros.

Arara Canindé foi encontrada na casa do suspeito (Foto: Divulgação/PM)

Ave em extinção

A arara-canindé é encontrada desde a Amazônia até o Paraná, além do Panamá, Colômbia, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. “Em Minas Gerais a espécie é comum no cerrado, ocorrendo nas regiões noroeste, triângulo, região central e norte. É importante dizer que as duas espécies apreendidas pertencem ao anexo II da Cites, que é uma convenção internacional sobre o comércio de espécies em perigo de extinção”, explicou o analista ambiental do Ibama, Daniel Dias.

A ave, que traz na plumária as cores da bandeira do Brasil, também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas / Repórter: Juliana Peixoto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui