Fiéis usam guarda-chuvas em igreja com goteiras no Norte de Minas

0

O telhado da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Matias Cardoso (Norte de Minas Gerais), tem apresentado diversas goteiras durante o período chuvoso na região. O problema já danificou alguns documentos do templo, considerado como o mais antigo de Minas Gerais.

A cobertura do local passou recentemente por obra, finalizada em maio de 2017. O valor pago na reforma do telhado foi de R$ 726 mil e, desde o mês de novembro, os problemas apareceram e atrapalham as celebrações na igreja, que faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“A obra foi entregue em período de seca. Então, no mês de novembro, quando teve a primeira chuva, percebemos as goteiras e avisamos a empresa responsável pela reforma. Agora que as chuvas estão mais constantes tem molhado bastante. De fato, chove dentro da igreja”, explica o pároco, padre Daniel Cordeiro.

De acordo com o padre, a preocupação aumenta diante do risco de perder outros artigos históricos com a água que escorrem pelas paredes. “Esta água desce do telhado e forma quase uma cachoeira nas paredes. Minha preocupação maior é com o risco de danificar elementos artísticos que temos aqui. Muitos já estão deteriorados”, lamenta.

Uma construtora de Belo Horizonte foi a vencedora da licitação. Segundo o engenheiro responsável, Denis Helbert de Araújo Martins, a empresa já foi notificada e uma visita técnica está prevista para verificar a real situação do telhado da igreja. “Temos que verificar como está o telhado agora, já que não é normal um telhado novo apresentar infiltração. Durante o período chuvoso não podemos subir no telhado, mas nossa preocupação agora é criar uma medida paliativa para que não gere danos à igreja”.

Goteiras têm mudado a rotina das missas (Foto: Padre Daniel/Reprodução)

Matias Cardoso

O povoamento mais antigo de Minas Gerais, também abriga a primeira igreja construída no estado. A importância histórica da Matias Cardoso pode ser simbolizada pela Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida há 342 anos por padres jesuítas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui