Enem 2013: 24 pessoas candidatos foram eliminados por postar fotos na web no 1º dia, confirma MEC

0

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou na tarde deste sábado (26) que no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 24 pessoas foram identificadas e eliminados por publicarem na web fotos de dentro da sala de provas. Segundo Mercadante, a “ampla maioria” dos candidatos eliminados é formada de estudantes de escolas particulares que pagaram a inscrição do Enem. Um dos candidatos que perderam o exame tem 39 anos, de acordo com o ministro.

“É difícil compreender por que tomar atitude como essa e anular sua prova, porque tiraram fotos. Continuará sendo assim. A qualquer tempo que for identificada essa prática, estudantes terão seu exame anulado”, afirmou ele em entrevista coletiva concedida no final da tarde deste sábado.

Mercadante lembrou ainda que a qualquer momento novos candidatos podem ser eliminados, caso se constate que eles publicaram imagens do caderno de provas e do cartão de respostas tiradas dentro da sala de provas. Segundo ele, a proibição do edital não fala sobre a publicação de fotos desses materias, mas sim sobre o uso do celular (para tirar fotos ou deixá-lo ligado para qualquer outro uso). “A qualquer tempo, poderemos estar anulando a participação. Não pode entrar equipamento eletrônico e fotografar a prova. Se tiver mais alguma [foto publicada], será identificado e eliminado.”

Segundo o ministro, a aplicação do primeiro dia de provas foi “um êxito” e todas as medidas de segurança foram eficientes. “Nossa avaliação do primeiro dia é que o Enem foi um êxito. A gente tem que ter muita humidade e continuar trabalhando com seriedade, pois o Enem ainda não acabou. O trabalho continua à noite, temos sabatistas que farão o exame. Amanhã o processo continua”, disse ele. “Todas as medidas de segurança foram eficientes. A segurança foi bastante eficiente.”

Sabatistas

Sabatistas em 14 estados do Brasil, de acordo com ele, só começarão as provas a partir das 20h (horário oficial de Brasília). “Tivemos decisão judicial e estamos cumprindo”, disse. As provas se iniciarão às 20h no Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Sobre os candidatos que não guardam o sábado por motivos religiosos, mas, ao chegarem ao local de provas, descobriram que estavam inscritos no cadastro do Inep como sabatistas, Mercadante afirmou que acha “pouco provável” que o problema tenha sido do sistema, e não um erro do candidato no ato da inscrição.

Segundo Mercadante, o procedimento no caso de candidatos que alegam não ser sabatistas é retirar essa informação de sabatista. “Não houve prejuízo. A todos que não eram [sabatistas] foram asseguradas condições para fazer a prova.” Porém, acredita-se que mais de dez estudantes (sete em São José dos Campos, SP, cinco em Teresina, pelo menos um em Araçatuba, SP, um em Piracicaba, SP) que acabaram desistindo da prova porque a única alternativa que foi oferecida pelos fiscais era aguardar seis horas em uma sala fechada, antes de encarar as quatro horas e meia das provas de ciências humanas e ciências da natureza.

Trabalho de parto

Segundo Mercadante, uma jovem de 20 anos entrou em trabalho de parto no meio da prova do Enem e, até o fim da tarde de sábado, ainda estava na sala de parto. “Ela teve a bolsa rompida no processo. Está na sala de parto neste momento. A criança é do sexo feminino. A família ainda não escolheu o nome.”

No caso da estudante, o ministro disse que ela tem o direito de solicitar o exame de contingência. O recurso será avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Regras do edital

Mercadante lembrou aos estudantes que perderam a prova, ou foram eliminados, que é responsabilidade de cada candidato ler o edital e compreender todas as regras do exame. Isso vale, por exemplo, para os alunos que foram embora da prova antes do fim do período mínimo obrigatório de duas horas, mesmo que eles não tenham sido alertados pelo fiscal da sala.

“A responsabilide é do participante. Ele tem de conhecer o edital e a responsabilidade é dele. O fiscal não tem de avisar. É bom que o faça, mas, de qualquer forma, ele não tem essa obrigação”, disse ele.

Já no caso de imprevistos, Mercadante também isentou o MEC e o Inep da responsabilidade pela perda da prova. Um dos casos aconteceu no Amapá, onde um incêndio fez com que dois locais de prova fossem alterados em Maceió na quarta-feira (23), a apenas três dias da prova. Uma das candidatas, que alegou não ter sido informada da mudança, só descobriu o novo endereço quando foi ao local antigo, mas acabou chegando atrasada e ficando para fora do exame.

“Nesse caso, todos foram informados com antecedência por SMS”, avisou Mercadante, quando perguntado como o MEC garantiu que todos os candidatos haviam sido devidamente informados sobre a mudança. “Providências foram tomadas, os locais de prova tinham sido alterados, deixamos o apoio de condução, para que aqueles que chegassem fossem transferidos para outro local de prova.”

Mercadante afirmou ainda que milhares candidatos deixaram para checar seu local de provas literalmente na última hora: “22 mil estudantes foram ver o endereço, no site do Inep, de meio dia a meio dia e 59”, disse o ministro. Veja histórias de quem acabou chegando atrasado e perdendo a prova.

Neste sábado (26), os candidatos fizeram a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. No domingo (27), as provas serão de linguagens, matemática e redação, com 5h30 de duração.

Os resultados

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enem no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui