O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética) chegou com sucesso a Ponto dos Volantes. A 1ª Feira do Pró-Genética do município atraiu pecuaristas de várias partes da região do Jequitinhonha, em busca de animais para melhorar seu plantel.
O extensionista da Emater-MG Gilson Chaves, um dos organizadores da feira, avaliou: “Foi um sucesso. Dos 44 animais recebidos, 68% foram comercializados.” Segundo ele, a qualidade dos animais é um fator decisivo para as vendas.
O Pró-Genética é um programa do Governo de Minas Gerais, executado por meio da Emater-MG, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e outras entidades do setor. As feiras de touros de alta qualidade genética são realizadas em todo o Estado, com o objetivo de tornar o melhoramento dos rebanhos mais acessível aos pequenos e médios pecuaristas. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo.
O evento em Ponto dos Volantes contou com a presença de lideranças regionais (prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Agricultura e vereadores), representantes do Banco do Brasil e do Sicoob CrediVale e cidades vizinhas, tais como: Medina, Itaobim, Araçuaí, Monte Formoso, Teófilo Otoni e Virgem da Lapa, com destaque para os municípios compradores de: Padre Paraíso, Itinga e Ponto dos Volantes.
Foram ofertados animais P.O. (Puros de Origem) das raças Nelore, Gir Leiteiro, Guzerá e Tabapuã. Todos com registro genealógico e exame andrológico definitivos, teste negativo de brucelose e tuberculose e idades de 20 a 42 meses. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em parceria com a Emater-MG, IMA, EPAMIG, FAEMIG, Prefeitura Municipal de Ponto dos Volantes e agentes financeiros.
Fonte: Agência Minas