Ipatinga registra primeira morte por febre chikungunya

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, no Vale do Aço, confirmou nesta terça-feira (19/12/2017) o primeiro óbito por chikungunya na cidade. A confirmação foi entregue à pasta na última sexta-feira (15) após o resultado do exame laboratorial realizado pela Fundação Ezequiel Dias.

Apesar de o município confirmar a morte, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) ainda não foi notificada sobre o caso. Em boletim divulgado na segunda-feira (18), o governo confirma que o Estado teve 12 mortes neste ano em decorrência da doença. Grande parte dos casos ocorreu na região de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Vítima

A Prefeitura de Ipatinga informou que a vítima era um homem de 67 anos, portador de hipertensão e morador do bairro Bethânia. Ainda de acordo com a pasta, os exames apontaram que o paciente “apresentava, inicialmente, sintoma de febre, que evoluiu para um quadro clínico de prostração, seguido de insuficiência renal aguda e também respiratória. O óbito ocorreu em 31 de julho deste ano, mas só agora foi concluída a investigação”.

O executivo municipal informou que, neste ano, a cidade contabiliza 1.556 casos confirmados de dengue, 991 de chikungunya e 63 notificações de zika. O resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) apontou infestação de 1,5%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, cerca de dois apresentaram focos do mosquito Aedes Aegypti.

O município confirmou que está em estado de alerta contra o Aedes. “Na próxima semana, os Agentes de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses realizarão nas lojas de ferro-velho, no bairro Iguaçu, bloqueio químico com fumacê costal. A ação será importante para erradicar o mosquito já na fase adulta”, informou por meio de nota.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui