Prefeitura de Guanhães organiza mutirão contra o câncer de mama

0

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Guanhães , por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um mutirão para os dias 29, 30 e 31 deste mês em todas as unidades de saúde. A ação visa conscientizar as mulheres guanhanenses sobre a doença, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa, realizado em todo o mundo.

De acordo com a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Neusa Mendes Pereira, durante o mutirão serão realizados exames clínicos em todos PSFs. Conforme o cronograma, no dia 29 as ações vão acontecer nos PSFs do bairro Pito e no Distrito de Taquaral. Já no dia 30, nos PSFs de Vermelho, Milô e Distrito de Farias. E, no dia 31, nos PSFs do Centro e nos distritos de Correntinho e Sapucaia.

A coordenadora informa, ainda, que desde o mês de agosto, a Secretaria vem intensificando os trabalhos de prevenção de câncer de mama e também de câncer de colo de útero. Foram solicitadas mamografias para mulheres na faixa etária de 35 a 69 anos. Já para as mulheres que não se enquadram nessa faixa etária, a orientação é o autoexame das mamas e exame clínico nos PSFs.

Apesar das ações, a adesão das mulheres ainda é muito pequena. “Várias mulheres, mesmo sabendo da necessidade e importância da realização desses exames, passam anos sem realizá-los”, lamenta a coordenadora, alertando que o diagnóstico tardio diminui as chances de cura.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres no país. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui