SENAR promove ações para o cidadão rural de Itamarandiba

0

O SENAR/MG e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, com total apoio da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, IEF, IMA e outros órgãos, realizaram no dia 19 de outubro, no Parque Municipal de Exposições, o Programa Cidadão Rural.

Foram disponibilizados à população rural, de maneira gratuita, serviços nas áreas de cidadania, saúde, esporte e lazer. O coordenador de promoção social do SENAR/MG, José Belas Gonçalves, acompanhou a equipe nos trabalhos desenvolvidos em Itamarandiba e explicou que o programa existe a aproximadamente 15 anos, sendo o município itamarandibano contemplado nos anos de 1999 e 2008. “Já é a terceira vez que o Programa Cidadão Rural vem a Itamarandiba. Foi feito um levantamento das necessidades da população rural e constatada a viabilidade do atendimento. Este foi realizado graças à parceria do SENAR com Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal.”, argumentou Belas.

O homem do campo e seus familiares, que foram ao local do evento, tiveram acesso aos serviços de alistamento militar, atendimento jurídico (defesa do consumidor), Bolsa Família, cadastro de CPF, obtenção da carteira de identidade, carteira de trabalho, registro de nascimento, título de eleitor e orientações sobre INSS, PIS, Pasep e FGTS. Na área de saúde, foram disponibilizados vários atendimentos, entre eles, avaliação nutricional, atendimento odontológico, exame de vista, prevenção à cárie, vacinação e teste de glicemia.

O prefeito Erildo Gomes, grande apoiador do Programa Cidadão Rural, destacou a participação e o interesse do homem do campo em usufruir dos serviços prestados e chamou atenção para o ganho no exercício da cidadania proporcionado pelo projeto. “Sabemos da importância do programa para levar serviços essenciais às famílias do meio rural. Por isso mesmo mobilizamos e disponibilizamos as secretarias municipais para atenderem os organizadores no que precisassem. Lembrando que a prefeitura liberou ônibus para fazer o transporte dos moradores e disponibilizou servidores para atender nas áreas de saúde, social, agricultura e outros. ”, mencionou Gomes.

Uma das pessoas que marcou presença neste relevante evento pela cidadania foi a aposentada, Raimunda das Dores Correa. Moradora da Fazenda Bom Jesus, próximo à Córrego Bonfim, ela visitou stands, participou de palestras e aproveitou para realizar o exame de vista. Segundo Dona Raimunda, o atendimento oftalmológico foi rápido e eficiente e fez questão de frisar: “Torço para que este projeto volte em outras ocasiões. Foi muito bom; o médico que me atendeu é muito atencioso. Uma pena é que no exame ficou constatado que devo continuar a usar óculos.”, disse a sorridente aposentada. Além de usufruir dos serviços prestados, o público pode assistir palestras, participar de oficinas e visualizar a exposição artesanal da artista Cláudia Aparecida Azevedo. Usando como matéria-prima palha de milho, taboa e palha de bananeira, a artesã, que reside na comunidade de Dom Serafim, modela cestos, bonecas, balaios, garrafas e etc.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itamarandiba / Ernane Frois

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui