TSE lança campanha para incentivar jovens a tirar título e votar em 2014

0

Começou a ser veiculada nesta quarta-feira (16) nas emissoras de rádio e TV a Campanha do Jovem Eleitor “Eu me represento: eu voto”. Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a iniciativa busca incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar um cartório eleitoral para tirar seu título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014.

A campanha também tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional, primeiramente por meio do voto consciente, em candidatos com a ficha limpa e, em seguida, com ações de fiscalização da atuação de seus representantes. Além disso, a iniciativa busca evitar a formação de filas nos cartórios no fechamento do cadastro eleitoral que acontece em maio.

Semana do Jovem Eleitor

Para complementar as ações da campanha, será realizada de 21 a 25 de outubro a Semana do Jovem Eleitor, com atividades locais organizadas pelos TREs. Dezesseis tribunais regionais já confirmaram a realização de diversas ações para incentivar os jovens a tirar seu título de eleitor, tais como seminários e palestras em escolas, atendimentos itinerantes e distribuição de material gráfico, entre outros.

Mesmo que a zona eleitoral da sua cidade não tenha aderido a semana do jovem eleitor, é possível tirar a primeira via do título eleitoral basta ir até o cartório mais próximo da sua casa com um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. O título fica pronto na hora e não há nenhum custo. Mais detalhes no Disque-Eleitor: 148.

Informações do site oficial do TSE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui