IFMG Campus São João Evangelista terá dois novos cursos a partir de 2018

0

Foi aprovado na última reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Minas Gerais, dia 14 de setembro de 2017, o funcionamento para fevereiro de 2018, de dois novos cursos para o Campus São João Evangelista.

Para o Curso de Bacharelado em Administração serão ofertadas 40 vagas no turno da noite. De acordo com o projeto do curso, os egressos deverão ter atuação profissional e pessoal humanista, empreendedora, baseada em valores éticos de respeito às pessoas e ao meio ambiente. Estão entre os objetivos, suprir o mercado local e regional com profissionais qualificados para atuarem na gestão de organizações e empreendimentos com e sem fins lucrativos e formar profissionais capazes de atenderem as necessidades e transformações regionais e conjunturais, com relação aos aspectos éticos gerenciais, ambientais e tecnológicos, além de profissionais capazes de promover transformações sociais.

O Curso Técnico em Agrimensura, subsequente ao Ensino Médio, terá 35 vagas. As atividades ocorrerão no turno da noite com aulas práticas aos finais de semana. Segundo o projeto, o objetivo geral é formar profissionais de nível técnico em Agrimensura capazes de desenvolverem ações ligadas à geomática nas áreas urbanas e rurais de acordo com as normas vigentes, além de atuarem como agentes de mudança no setor produtivo e de aplicarem técnicas e obterem soluções mais adequadas nas áreas relativas à medição, locação e projetos nos meios urbano e rural.

O Diretor Geral do Campus, Prof. José Roberto de Paula, afirma que a oferta desses dois cursos vem de encontro ao anseio da comunidade local e regional, uma das prerrogativas dos Institutos Federais. Em pesquisa realizada recentemente, relacionada à demanda de cursos para estudantes das escolas públicas e privadas das cidades de São João Evangelista e outros municípios do entorno, o curso de Administração aparece com um dos mais procurados. O curso Técnico em Agrimensura que já consta no Plano de Desenvolvimento Institucional é fruto de pesquisa realizada anteriormente. Em função do perfil do corpo docente e técnico-administrativo da Instituição e da infraestrutura já instalada, a gestão do Campus entende ser possível a oferta dos mesmos com a qualidade almejada pela sociedade e mercado.

José Roberto aproveita para agradecer a todos os servidores do Campus que participaram direta ou indiretamente, desde a fase de realização das pesquisas até a elaboração e aprovação dos projetos pedagógicos desses novos cursos.

Para o primeiro semestre de 2018, o IFMG Campus São João Evangelista ofertará os seguintes cursos e vagas:

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Curso Duração (anos) Turno Vagas (total)
Técnico em Agropecuária 3 Diurno 70
Técnico em Nutrição e Dietética 3 Diurno 70
Técnico em Informática 3 Diurno 70

 

Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio

Curso Duração (anos) Turno Vagas

(total)

Técnico em Agrimensura 1,5 Noturno/Diurno aos finais de semana 35

 

Cursos Superiores

Curso Duração

(anos)

Turno Vagas IFMG Vagas SISU Vagas

(total)

Bacharelado em Agronomia 5 Diurno 20 20 40
Bacharelado em Engenharia Florestal 5 Diurno 20 20 40
Bacharelado em Sistemas de Informação 4 Diurno 20 20 40
Licenciatura em Matemática 4 Noturno 20 20 40
Bacharelado em Administração 4 Noturno 20 20 40

Processo Seletivo 2018

As inscrições ocorrem de 26 de setembro a 20 de outubro, pela internet, e a taxa é de R$ 20. Assim como ocorreu no último processo seletivo, o ingresso nos cursos superiores se dará por meio da nota do Enem ou via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Para utilizar a nota da nota do Enem, o candidato deverá ter feito o Exame em pelo menos um dos seguintes anos: 2017, 2016, 2015. Para os cursos técnicos – integrados ou subsequentes – haverá prova objetiva, prevista para o dia 19 de novembro.

Veja informações completas nos editais

Edital geral – nº 91/2017 (divulgado em 15/9/2017)
Edital Cursos Técnicos – nº 92/2017 (divulgado em 20/9/2017)
Edital Cursos Superiores – nº 93/2017 (divulgado em 20/9/2017)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Ascom IFMG-SJE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui