Uma jiboia, de 1,60 metro, foi capturada nesta sexta-feira (22/9/2017) em Espinosa, no Norte de Minas. Moradores perceberam a presença do réptil e acionaram a Polícia Militar.
A cobra estava próximo à linha férrea, em frente à agência dos Correios, no Centro da cidade. O sargento Ivan Leite, que atua no patrulhamento ostensivo, explica que já trabalhou 18 anos na Polícia de Meio Ambiente e por isso ajudou na captura.
“Fomos acionados e, junto com a guarnição da PM de Meio Ambiente, fomos ao local e verificamos que se tratava de uma jiboia. Os moradores estavam assustados, pois achavam que poderia ser venenosa”, explica.
O sargento acredita que a cobra tenha se deslocado para a área centra da cidade à procura de alimentos, já que os rios que cortam a cidade apresentam baixos volumes de água. “Outro fator que pode influenciar é o desmatamento nestas áreas. Muitas vezes colocam fogo de forma inadequada e sem permissão fazendo que os animais procurem outros locais como tentativa de sobreviverem”.
A cobra foi solta no início da tarde desta sexta em uma área de preservação permanente, próximo ao Rio Galheiros. O sargento aconselha ainda à população a não tocar neste tipo de animal, por risco de se tratar de animais venenosos.
“O correto é ligar para órgãos que possam fazer a captura de forma correta; que não ofereçam riscos à população nem ao animal”, completa.
Animal estava na área central da cidade (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: G1 Grande Minas / Valdivan Veloso)