Sustentabilidade e inovação no Vale do Jequitinhonha

0

Aperam BioEnergia é referência internacional na produção sustentável de um dos principais insumos do chamado Aço Verde, o carvão vegetal

A Aperam BioEnergia é uma das maiores empresas do mundo na produção e comercialização de carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto. Instalada no Vale do Jequitinhonha-MG, a empresa é uma subsidiária integral da Aperam South America, que utiliza sua produção de carvão vegetal como um dos principais insumos na fabricação de aços inoxidáveis e aços elétricos especiais na usina em Timóteo-MG. A Aperam South America é a única do setor mundial a utilizar 100% de carvão vegetal na produção do aço em detrimento de outros insumos de fonte não renováveis ou poluidoras.

As atividades da Aperam BioEnergia geram cerca de 1.200 empregos diretos na região e são referência na adoção de modelos de gestão sustentável. A colheita, a carga e descarga do forno, o transporte, entre outras fases da carbonização da madeira, são totalmente mecanizadas, utilizando os mais avançados equipamentos do segmento florestal.

A Aperam BioEnergia segue os Princípios e Critérios do FSC® – Forest Stewardship Council, amplamente aceitos pela comunidade internacional como principal referência de práticas de sustentabilidade no setor. As florestas de eucalipto da empresa alcançam uma colheita anual de 2,2 milhões de metros cúbicos de madeira, o que gera 450 mil toneladas de carvão vegetal também ao ano. Localizam-se nos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina e Minas Novas.

A cultura do eucalipto, além de ser uma das culturas agrícolas que menos consome água, é também uma das que menos necessita de defensivos agrícolas. O impacto positivo das florestas da Aperam BioEnergia é enorme. Equivale à retirada de CO2, um dos principais vilões do aquecimento global, produzido por uma frota de 732 mil carros por ano. Isso significa a anulação da poluição emitida por quase toda a frota das cidades de São Luís, no Maranhão, e Natal, no Rio Grande do Norte, que juntas possuem 760 mil carros, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de junho deste ano.

A partir da Fundação Aperam Acesita, atua em parceria com órgãos públicos, instituições nacionais e internacionais, por meio de iniciativas próprias ou projetos incentivados via leis estaduais e federais que estimulam o desenvolvimento sociocultural e beneficiam centenas de famílias no Vale, de produtores locais em negócios familiares a manifestações artísticas e culturais.

Viveiro de mudas de Eucalipto (Foto: Arquivo/Aperam BioEnergia)

Florestas Renováveis de Eucalipto (Foto: Arquivo/Aperam BioEnergia)

Carvão vegetal da Aperam BioEnergia (Foto: Arquivo/Aperam BioEnergia)

Aço Verde produzido pela Aperam BioEnergia (Foto: Arquivo/Aperam BioEnergia)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui