Manifestantes pedem justiça após PM matar adolescente no Vale do Jequitinhonha

1

A população de Santo Antônio do Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, realizou, nesta terça-feira (12), um protesto contra a morte de um adolescente de 17 anos, após disparos de um soldado da Polícia Militar (PM). O policial está preso desde domingo (10) quando ocorreu o crime. De acordo com a PM, o soldado e um outro militar estavam de folga e em trajes civis quando houve os disparos. Na versão da corporação, Alessandro Viana, estava em atitude suspeita, já familiares e amigos da vítima alegam que o menino voltava da igreja quando foi morto.

Ainda de acordo com a polícia, o soldado e o colega também policial estavam em uma lanchonete, por volta das 22h30, quando foram avisados que havia duas pessoas em atitude suspeitas em um lote vago próximo a lanchonete. O soldado que atirou contou que viu o adolescente em uma motocicleta e deu ordem de parada, porém ele não acatou e seguiu em direção ao policial, que disse ter se assustado e ter feito um disparo acidental.

A versão é bem diferente da dos moradores da cidade. Segundo eles, o policial estava bebendo em um bar e soube de uma briga em uma praça da cidade. O policial teria abordado o adolescente que não teria envolvimento na confusão e estava saindo de uma igreja. O menino subia na moto quando foi dada a voz de parada, mas ele seguiu por não ter ouvido e o policial atirou contra ele.

Protesto em Santo Antônio do Jacinto (Foto: Reprodução/Blog Do Rick)

De acordo com a Polícia Militar, o adolescente chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. Cerca de 200 pessoas, entre familiares e amigos da vítima fizeram um protesto pedindo Justiça. Eles alegam que o adolescente era trabalhador e não estava envolvido com a criminalidade.

“Esse policial já deu vários problemas aqui na cidade. Não é a primeira vez, só que agora ele matou um adolescente que nada tinha a ver com a confusão. Nós queremos que a Justiça seja feita. Esse policial não pode continuar na ativa”, reclamou um morador da cidade, que preferiu não se identificar.

Ainda segundo a Polícia Militar, o soldado foi preso em flagrante e encaminhado para o batalhão em Almenara, onde está à disposição da Justiça. Ele teve a arma recolhida e passou por teste de alcoolemia, sendo que não foi constatada a presença de álcool no sangue do policial. O adolescente não podia dirigir a motocicleta por não ter 18 anos. Um processo interno também será instaurado para apurar o caso.

Veja o vídeo do protesto:



Veja a nota completa enviada pela PM sobre o caso:

Ontem (no domingo) por volta das 22h30min, na cidade de Santo Antônio do Jacinto/MG, policiais militares de folga e em trajes civis, quando chegaram em uma lanchonete para lanchar, foram acionados por populares, haja vista que dois indivíduos estavam em atitudes suspeitas próximo à um veículo. Durante a abordagem policial, surgiu uma motocicleta em alta velocidade, quando um dos policiais determinou que o condutor parasse o veículo, o qual não atendeu e jogou a motocicleta em sua direção. Nesta ocasião, segundo versão do policial militar, ocorreu um disparo atingindo a vítima na parte superior do peito. A vítima, 17 anos, foi conduzida para a Unidade Básica de Saúde e mesmo após vários procedimentos médicos, não resistiu à lesão. O policial militar foi preso em flagrante e conduzido para a sede do 44º Batalhão de Polícia Militar em Almenara/MG, onde está preso à disposição da Justiça. Foi procedido o teste de alcoolemia não sendo constatado uso de bebida alcoólica pelo policial militar.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: O Tempo / Repórter: Natália Oliveira)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui