Por telefone, bombeiros de Montes Claros salvam bebê engasgado com leite

0

Um recém-nascido de sete dias foi salvo na manhã desta segunda-feira (04/09/2017), em Montes Claros, após militares do Corpo de Bombeiros orientarem a família, por telefone, a realizar os procedimentos necessários para a criança desengasgar do leite.

A mãe dele, de 17 anos, ligou para a sala de operações dos bombeiros, pelo 193, e foi orientada até a chegada da viatura no local. De acordo com uma das atendentes da ocorrência, a ligação durou 40 minutos e por quatro vezes ela ouviu o choro do menino. O chamado para o socorro foi às 7h25.

“A mãe ligou e estava muito desesperada, ela não conseguia nos passar o endereço completo. Ela nos dizia que o recém-nascido tinha mamado e depois engasgado; começamos a explicar o procedimento, mas todos estavam bem nervosos; a avó e o tio da criança também estavam na ligação. Estava muito difícil para encontrar o endereço. Então, o primeiro atendente orientou a família e depois passou a ligação pra mim”, explicou a soldado Mirian Caldeira Dias, atendente do 193.

Quando os bombeiros chegaram ao local, a criança já tinha recuperado a respiração, mas ainda estava instável. Ela foi conduzida para o Hospital Universitário e, de acordo com a assessoria do hospital, passou por exames físicos e já foi liberado.

Procedimentos

A atendente explica que em casos como este os envolvidos têm de manter a calma e fazer os seguintes procedimentos, até a criança voltar.

– Sugar a boca com o nariz, juntos, para tirar o líquido das vias aéreas.
– Em seguida, virar o bebê para baixo, escorado no braço, e dar três palminhas nas costas para tirar o excesso de líquido.
– Depois, de barriga para cima, fazer massagem no coração e no peito da criança.

Criança foi salva através do 193 (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui