Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação de pilotos de motocicletas em Montes Claros. Será disponibilizado, a princípio, 200 vagas, mas esse número se adequará de acordo com a demanda. O curso vai acontecer dentro das ações da Semana Nacional do Trânsito e tem o objetivo de preparar os condutores para as adversidades encontradas nas ruas, além de relembrar a legislação de trânsito.
De acordo o presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, a ideia de realizar pela primeira vez esta ação na cidade surgiu após a alta nos número de acidentes com motociclistas em Montes Claros.
“As motos oferecem agilidade no trânsito. Devido a isso, o número de pilotos cresceu muito nos últimos anos, e transitar sobre duas rodas está cada dia mais difícil. O nosso objetivo principal é utilizar de ações educativas para reverter esse grande número de acidentes”, explica o presidente.
Segundo dados estatísticos do Samu, no primeiro semestre de 2017 Montes Claros registrou uma média de 151 acidentes envolvendo motocicletas por mês, correspondente a cerca de 64% das ocorrências de trânsito na cidade, superando em mais de três vezes os acidentes envolvendo automóveis.
Segundo o IBGE, até 2016, Montes Claros registrava uma frota de mais de 80 mil motos.
Curso visa orientar condutores para adversidades nas ruas (Foto: Reprodução G1)
Curso
As aulas terão uma duração de 11 horas e serão realizadas entre os dias 26 e 29 de setembro. As disciplinas teóricas serão realizadas na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Já as aulas práticas acontecerão em uma pista, que será montada no entorno do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.
O curso é gratuito e os pilotos poderão se inscrever entre até dia 25 de setembro na sede da MCTrans, localizada na Rodoviária de Montes Claros, e no sindicato dos Mototaxistas. A ação é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura, polícias Militar e Civil, Exército, Corpo de Bombeiros e Samu. Informações pelo telefone (38) 3224-6900.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: G1 Grande Minas)