“Fé, cultura e religiosidade”. Com esse tema, foi aberta na noite desse sábado (22/07/2017), o Galpão Cultural Maria Odeth Sampaio. O prefeito de Capelinha, Tadeuzinho Abreu, recebeu os capelinhenses ausentes e presentes e convocou a todos a participar de toda a programação da 31ª Festa do Capelinhense Ausente. O chefe do Executivo também saudou a Garota Capelinhense Ausente, Luíza Paranhos Vieira, e a convidou para a Sala de Estar do evento, junto às autoridades.
Coordenado pelos secretários municipais Geraldo Neto (Finanças), Rosa Santos (Comunicação) e Marine Pimenta (Assistência Social), o Galpão Cultural recebeu decoração especial baseada na cultura capelinhense e no artesanato do Vale do Jequitinhonha. Com telas que remetem à Capelinha de outrora e luminárias de barro preparada por mãos “jequitinhonhenses”, o Galpão neste ano tem dois ambientes: o Palco Principal e o Palco Altar da Matriz.
O grupo de Mangangá de Vendinhas deu um show de cultura popular. O secretário de Cultura, Lou Brito, entregou os Certificados Quilombola às comunidades de Vendinhas, Fanadinho, Canoa, Córrego dos Macacos e Galego. E o Grupo Adahun, do professor Cimael Campos, literalmente “soltou fogo pela boca” em uma apresentação memorável.
O primeiro show da noite foi no Palco Altar da Matriz, e reuniu duas vozes fortes femininas e genuinamente capelinhenses: Dani Almeida & Mardizele Cordeiro cantaram nosso Estado no Show Minas & Gerais. Desde o canto das lavadeiras, passando pelos clássicos como “Chico Mineiro” e desembocando na belíssima “O Rio e o Vale”, o público se deliciou com as vozes e as atitudes destas grandes cantoras.
Tadeu Oliveira, músico e expoente cultural que há anos “tomou” Capelinha como a cidade do seu coração, é o apresentador oficial do Galpão Cultural 2017. E leu depoimentos de capelinhenses que moram no exterior, lembrando as delícias da nossa terra, antes que a Banda Brasileiríssima atingisse o Palco Principal. E foi um show histórico, emocionante, de extremo bom gosto, com música popular brasileira da mais alta qualidade. A Banda Brasileiríssima, liderada por Thaynara TerraMã, conquistou os capelinhenses, que tiveram uma experiência incrível e inesquecível. Tanto é que, a pedidos do público, hoje, domingo, 23 de julho, tem Brasileiríssima novamente no Galpão Cultural, será o primeiro show da noite.
E, para coroar a noite, Dani Almeida apoderou-se novamente de seu violão e, com o parceiro Júlio Pena, soltou a voz no Palco Principal.
E hoje tem mais. Confira a programação abaixo:
23 de julho (domingo):
– 10h00 – Encontro de Carros Antigos na porta da Praça de Esportes
– 21h00 – Palco Principal: Luiz & Miguel
– 22h30 – Palco Principal: Marcelo Diaz & Cia
– 22h30 – Palco Altar da Matriz: Show com Jaqueline Estremadoiro
24 de julho (segunda-feira)
– 21h00: Palco Principal: Mardizele Cordeiro
– 22h00: Palco Principal: Rodrigo Pires Especial Xote
– 22h00: Palco Altar da Matriz: Matheus Neves Iglésias
25 de julho (terça-feira)
– 21h00: Palco Principal: Omar Santiago
– 22h00: Palco Principal: Banda Ravena
– 22h00: Palco Altar da Matriz: Jéssica & Luan
26 de julho (quarta-feira)
– 02h00: Palco Principal: Madrugada no Galpão com show de Fernanda Godinho
27 de julho (quinta-feira)
– 02h00: Palco Principal: Madrugada no Galpão com Índio do Samba
28 de julho (sexta-feira)
– 02h00: Palco Principal: Madrugada no Galpão com Banda Akasus
29 de julho (sábado)
– 15h00: Café da Tarde: Homenagens e show com Juvenal & Jorge
– 02h00: Palco Principal: Madrugada no Galpão com show de Nenka
30 de julho (domingo)
– Almoço no Galpão
– 12h00: Show Amantes da Viola
– 14h00: Palco Principal: show com Gerson & Nelson
Confira, nas fotos, os melhores momentos da Abertura do Galpão Cultural 2017:
Confira, nos vídeos, um pouco da apresentação da Banda de Mangangá de Vendinhas e do show da Banda Brasileiríssima:
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: Prefeitura de Capelinha / Créditos Fotos: Divulgação Prefeitura de Capelinha)