Dezenove feridos e 11 mortos, dentre eles, um bebê de dois meses. Este é o saldo até agora de um acidente com um ônibus na BR 251, próximo a Salinas, na madrugada da última segunda-feira (19/06/2017). A ocorrência foi atendida pelo 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Montes Claros, no Norte de Minas, e acende o alerta para os cuidados com a manutenção dos veículos e as ações dos motoristas que todos os dias trafegam pelas estradas mineiras.
Os números mostrados em estatísticas do Corpo de Bombeiros justificam a preocupação. De janeiro a maio deste ano, a corporação atendeu em todo o Estado a 52 acidentes envolvendo ônibus como capotamentos e colisões. O número de mortos e feridos soma 147. Em 2016, os 161 acidentes com este tipo de veículo deixou 460 vítimas.
O aumento da frota de veículos, nem sempre em boas condições, e a imprudência dos motoristas aumentam o risco de acidentes nas estradas. O alerta dos Bombeiros é para que motoristas e usuários mantenham os cuidados de segurança no trânsito como verificar as condições do veículo antes da viagem.
Acidente aconteceu na BR-251, em Salinas (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Acompanhe as dicas:
Itens de segurança no carro que devem ser inspecionados:
a) Extintor, triângulo, cintos de segurança, freios (nível de óleo, pastilhas, lonas, regulagem, nível do fluido, possíveis vazamentos e freio de mão
b) Sistema elétrico (faróis, lanternas, setas, luz de freio, luz de ré, luzes de emergência e buzina)
c) Motor (nível de óleo do motor, correias, mangueiras, ruídos anormais, regulagem, velas e cabos)
d) Limpadores de pára-brisa (borracha em bom estado), retrovisores externos e internos
d) Cinto de Segurança dos bancos da frente e de trás
e) Marcador de combustível, velocímetro, encosto de cabeça
f) Radiador (nível da água com o carro desligado)
g) Pneus, estepe, alinhamento da direção, balanceamento das rodas, amortecedores
Ao detectar qualquer problema mecânico mais sério, recorra a uma oficina mecânica especializada e solucione o problema antes de viajar
Cuidados para o motorista:
a) Planeje a viagem, inclusive períodos de descanso. Prefira viajar de dia, em condições de boa visibilidade
b) No volante: mantenha sempre a calma e evite conversas e distrações, não descuide da sinalização, não pare na pista e não trafegue no acostamento.
c) Sono: aos primeiros sinais de cansaço pare em lugar seguro para relaxar.
d) Álcool: mesmo em pequenas quantidades, a ingestão diminui a coordenação motora e os reflexos.
e) Cinto: deve ser utilizado inclusive no banco de trás.
f) Celular: ao dirigir reduz a atenção do motorista e contribui para aumentar o risco de colisão. Em casos de Acidentes de trânsito: Ligue 193
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)