Ministério do Turismo inclui Festa Junina de Machacalis no Calendário Nacional de Eventos

0

A temporada oficial das fogueiras, bandeirolas e chapéu de palha já está em pleno vapor na cidade de Machacalis, no Vale do Mucuri, que teve a sua tradicional festa junina incluída no calendário de eventos do Ministério do Turismo.

Este ano, o Ministério do Turismo identificou, em seu Calendário Nacional de Eventos, 96 festejos em 87 cidades de 21 estados brasileiros em todas as regiões do país. Machacalis, de 6,7 mil habitantes, está recebendo turistas de todo o Vale do Mucuri e da capital, um fluxo de mais de 10 mil pessoas nos festejos, número considerado alto para o porte do município.

A cidade resgate tradições como dança das fitas, pau-de-sebo, casamento da roça, além das tradicionais comidas típicas e muito forró. São várias atrações musicais, como a banda Mix do Forró e Wandinho do Forró, que sobem ao palco neste domingo.

A psicóloga Amélia Serafim, que é natural da cidade, viajou de Belo Horizonte especialmente para a ocasião. “As pessoas esperam o ano inteiro por esta festa junina e eu não posso perder de jeito nenhum”, disse a psicóloga, que deu nota 10 para a organização, decoração, segurança, comidas típicas e receptividade que viraram marcas registradas do evento. A festa começou dia 15 e vai até 24, com encerramento da banda Collo Quente e Xote da Véia.

O secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Machacalis, Alexandre Amador, cadastrou a festa junina no Ministério do Turismo pela importância turística que ela representa para a cidade e região. “O evento, além de fazer parte da cultura, gera emprego através do fluxo de turistas, aquecendo a economia local, nos postos de combustível, comércio, hotelaria e prestação de serviços”, conta o secretário. “Por fazer parte do Mapa do Turismo, teremos investimentos na infraestrutura da festa”, completa.

Todos os eventos do Ministério do Turismo foram cadastrados no site da Pasta por gestores, organizadores e produtores. A intenção é transformar os festejos juninos em produto turístico de destaque, capaz de atrair visitantes estrangeiros e estimular cada vez mais o turismo doméstico.

A divulgação dos festejos, bem como a realização de ações de promoção e apoio à comercialização, fazem parte da estratégia conjunta do Ministério do Turismo e Embratur para posicionar e promover os destinos turísticos que celebram os festejos juninos.

“Queremos que o São João tenha seu valor turístico reconhecido tanto no Brasil como no mundo. Trata-se de uma manifestação cultural extremamente rica que tem enorme potencial para se transformar em um produto turístico assim como o Carnaval. Para que isso aconteça, o Ministério do Turismo tem investido fortemente em um conjunto de ações”, informa o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Festa atrai milhares de pessoas (Foto: Paulo Henrique Raja/Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui