Trezentos e cinco veículos serão leiloados pelo Detran na próxima quarta-feira (24), em Montes Claros, com preços iniciais em até 60% abaixo do valor de mercado. Segundo o diretor do Pátio Sapucaia, 267 motocicletas e 38 carros estarão disponíveis. O valor mínimo inicial será de R$ 50 e o máximo, R$ 1.500. Podem participar do leilão pessoas físicas, maiores de idade, e donos de desmanches para compra de sucatas mediante CNPJ. Os interessados em conhecerem os veículos podem visitar o pátio até terça-feira (23) das 9h às 17h.
Ainda segundo o diretor do pátio, os veículos leiloados foram apreendidos em acidentes ou blitz porque estavam com a documentação irregular. Na frota, há veículos conservados – que voltam à circular – e sucatas vendidas apenas para o comércio de peças. Veículos com queixa de furtos e roubos ou que estão à disposição da Justiça não entram no leilão. Para esses veículos, ainda segundo o diretor, o pátio destina 20% do espaço dele sem cobranças de diárias e remoção. Em Montes Claros, são quatro pátios credenciados.
“Os proprietários têm um período legal de 60 dias para retirarem os veículos que dão entrada no pátio. Depois disso, o veículo fica à disposição para leilão, mas, a qualquer tempo, o proprietário pode resgatar o bem com o pagamento das taxas do Estado e do pátio. Os proprietários, inclusive, podem participar do leilão e arrematar o veículo concorrendo com os demais participantes”, explica o diretor Davi Correia da Silva.
No último leilão do Pátio Sapucaia, em outubro de 2016, todos os 250 veículos foram arrematados. O valor arrecado não foi divulgado.
Veículos apreendidos irão à leilão na próxima quarta (Foto: Pátio Sapucaia/Arquivo Pessoal)
Visitação
A visitação no Pátio Sapucaia começou na última terça-feira (16) e segue até a próxima terça. Em dois dias, 300 pessoas foram ao local para conhecerem os veículos. O Pátio Sapucaia fica na Rua Joaquim José da Silva Xavier, 940, no Bairro Jardim Liberdade. Durante a visita, os interessados não podem ligar os veículos ou mexer nas peças.
Leilão
No dia do leilão, os interessados devem comparecer portando documentos pessoais e comprovante de endereço. Não é necessário levar dinheiro ou cheques. O pagamento do veículo é feito por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), em única parcela, com vencimento em três dias úteis. O edital de participação está disponível no site www.detran.mg.gov.br. O leilão será no próximo dia 24 no Espaço OAB, que fica no Bairro Ibituruna.
Os valores iniciais foram indicados por um vistoriador do Detran durante a avaliação dos veículos. “As vantagens do leilão é que os veículos são vendidos a um valor de 60% à menos do valor de mercado. O comprador paga somente o arremate e o seguro obrigatório 2017. O IPVA já sai quitado. Toda a arrecadação do leilão vai primeiramente para o Estado e, depois, o Pátio recebe os custos de remoção e estadia do veículo”, conclui.
Veículos apreendidos irão à leilão na próxima quarta (Foto: Pátio Sapucaia/Arquivo Pessoal)
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: G1 Grande Minas)