Cruzeiro perde para o Nacional nos pênaltis e está fora da Sul-Americana

0

Primeiro, a perda do Mineiro para o maior rival. Agora, a queda prematura na Sul-Americana, um dos principais objetivos na temporada. O Cruzeiro fez grandes planos para 2017, mas só decepcionou nas decisões que teve até aqui. Nesta quarta-feira (10/05/2017), o time fez um jogo displicente e foi eliminado do torneio internacional nos pênaltis para o Nacional, por 3 a 2, depois de revés por 2 a 1 no tempo normal. O resultado aumenta a pressão sobre o grupo, o técnico Mano Menezes e a diretoria. Ao clube resta agora brigar pelos títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão, além da esquecida Primeira Liga.

Depois de viajar ao Paraguai pela Sul-Americana, o Cruzeiro retorna ao Brasil para se concentrar na estreia do principal torneio do país. O time se reapresenta na sexta-feira, na Toca da Raposa II, e inicia preparação para receber São Paulo pela Série A, no próximo domingo, às 16h, no Mineirão.

Cruzeiro foi eliminado da Sul-Americana (Foto: Daniel Piris / Light Press / Cruzeiro)

O jogo

Com as equipes abertas, propondo jogo, Cruzeiro e Nacional marcaram ainda na metade inicial do primeiro tempo. O time de Mano Menezes começou controlando, aproveitando principalmente a deficiência na marcação pelos lados da formação adversária. Aos 11’, Diogo Barbosa alçou bola na área, ela desviou no defensor rival e sobrou para Thiago Neves, livre, marcar seu quinto gol com a camisa celeste. 0 a 1. A resposta veio cinco minutos depois. Mayke se preparava para afastar o perigo da área quando errou o domínio e serviu Villagra, que não perdoou. 1 a 1.

O gol do adversário desestabilizou o Cruzeiro. Com linhas espaçadas, a equipe encontrou imensa dificuldade nas transições, começou a errar passes em excesso e deixar a posse de bola com os donos da casa. O Nacional aproveitou a queda de produção da Raposa, ocupou a intermediária, mas pecou no último passe na maioria das tentativas. No fim da primeira etapa, os números registraram 63% de posse de bola ao time paraguaio – apenas 37% do time celeste, que teve aproveitamento de 8% nos cruzamentos e lançamentos (21 erros em 23 tentativas).

Da mesma forma que encerrou a etapa inicial, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo. Totalmente displicente, seguiu errando passes fáceis, entregando a bola para o adversário e sem aproveitar as poucas chances que criava. Isolado na frente, Ramón Ábila foi figura praticamente decorativa. Desta vez, porém, o Nacional aproveitou o melhor momento para virar o placar. Aos 17’, Adam Barreiro recebeu sozinho na pequena área e cabeceou sem chances para Rafael. 2 a 1.

Com resultado que levava a decisão da vaga na próxima fase da Sul-Americana para os pênaltis, o Cruzeiro saiu um pouco mais para o jogo e cresceu, ainda que de forma tímida. Sem repertório, porém, voltou a encontrar dificuldades nas transições ofensivas. Com Alisson, Mano buscou aumentar o poder ofensivo, mas sem sucesso. Aos 31’, o treinador precisou trocar Ábila por Dedé depois da expulsão infantil de Leo. Com um a menos, o time brasileiro se defendeu em 15 minutos para levar o jogo para os pênaltis. Pelo menos esse objetivo conseguiu alcançar.

Pênaltis: Nacional 3 x 2 Cruzeiro

Cruzeiro: Alisson perdeu, Santiago Rojas defendeu; Henrique marcou; Hudson marcou; Fabrício perdeu, na trave; Arrascaeta perdeu, Santiago Rojas defendeu.

Nacional-PAR: Salgueiro perdeu, por cima do gol; Santiago Rojas marcou; Hermínio Miranda marcou; Rodrigues perdeu, por cima do gol; Dávalos marcou.

Cruzeiro foi eliminado da Sul-Americana (Foto: Daniel Piris / Light Press / Cruzeiro)

NACIONAL 2(3) X (2)1 CRUZEIRO

Nacional
Santiago Rojas; Dávalos, Jacquet, Hermínio Miranda e Rodrigo Rojo; Jonathan Santana (Walter Rodriguez), Paniagua e Francisco García (José Nuñez); Salgueiro, Adam Bareiro e Villagra (Fred Bareiro). Técnico: Roberto Torres

Cruzeiro
Rafael; Mayke, Leo, Kunty Caicedo e Diogo Barbosa (Fabrício); Henrique e Hudson; Thiago Neves (Alisson), Arrascaeta e Rafinha; Ramón Ábila (Dedé). Técnico: Mano Menezes

Gols: Thiago Neves (aos 11’1ºT) e Villagra (aos 16’1ºT)
Cartões amarelos: Mayke, Kunty Caicedo, Leo (2x), Thiago Neves, Lucas Romero, Rafinha (Cruzeiro); Adam Bareiro, Paniagua, Jonathan Santana, Rodrigo Rojo (Nacional)
Cartão vermelho: Leo

Motivo: jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai
Data e hora: 10 de maio de 2017 (quarta-feira), às 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Gustavo Murillo (COL)
Assistentes: Eduardo Diaz (COL) e Humberto Clavijo (COL)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Super Esportes / Tiago Mattar)