Mais um filhote de gorila nasce no Zoológico de Belo Horizonte

0

A gorila Imbi tornou-se mãe pela segunda vez nessa segunda-feira (08/05/2017), no Zoológico de Belo Horizonte. O filhote nasceu por volta das seis horas e foi prontamente aconchegado pela mãe, que agora deverá ficar mais recolhida para cuidar do caçula, segundo informações da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), responsável pela administração do local.

Como o parto foi normal, não houve a necessidade de nenhuma intervenção por parte dos veterinários da fundação, o que tornou todo o processo bastante tranquilo para os animais.

A partir de agora, o grupo conta com três adultos (duas fêmeas e um macho), além dos três filhotes, dois machos e o recém-nascido que ainda não teve o sexo determinado.

Os irmãos mais velhos nasceram em 2014, com apenas um mês de diferença entre eles. Sawidi nasceu em 05 de agosto de 2014 (tornando-se o primeiro filhote de gorila nascido em Zoológico na América do Sul), enquanto Jahari veio ao mundo em 10 de setembro.

A descoberta do sexo do novo gorila deverá levar cerca de um mês, segundo estimativas da FZB-BH. Esse é o tempo necessário para que a mãe deixe o filhote mais solto e os tratadores consigam se aproximar para verificar se o animal é macho ou fêmea. Somente depois disso uma pré-lista com possíveis nomes será feita e colocada em votação para que a população decida como se chamará o animal.

Imbi dá o peito à cria nascida de parto normal (Foto: Suziane Fonseca/Divulgação)

Ameaça

Os gorilas da planície ocidental aparecem na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como espécie “Criticamente Ameaçada”, em decorrência de fatores como caça comercial, doenças e perda de habitats.

De acordo com o presidente interino da FZB-BH, Homero Brasil, é muito significativo ser uma das referências na América do Sul no Programa Internacional de Conservação de Gorilas. “Temos obtido sucesso na reprodução de gorilas e isso nos deixa muito confiantes em todo o trabalho que vem sendo realizado por nossa equipe técnica”, destaca.

Filhote nasceu de parto normal (Foto: Suziane Fonseca/Divulgação)

Espécie

O gorila é o primata de maior dimensão e corpulência se comparado a outros como o chimpanzé, o orangotango, o bonobo, o gibão e o próprio homem. Os machos adultos podem medir, em posição quadrúpede (apoiados nos quatro membros), cerca 1,70 metro de altura. Já as fêmeas são bem menores e possuem em torno de 1,50 metro de altura. Eles pesam entre 135 e 275 quilos; elas, entre 70 e 140 quilos.

Na natureza, esses animais, quando atingem a maturidade sexual, saem do grupo no qual nasceram. Os machos podem formar grupos de solteiros ou ficar solitários até encontrar fêmeas para constituir seu próprio grupo. Para as fêmeas, essa migração se dá por volta dos oito anos e, a partir dos 11 anos, para os machos.

São animais sociais, vivem em grupos de cinco a 30 indivíduos, compostos por um macho dominante (chamado de “silverback”, reconhecido por apresentar as costas cinza-prateadas), fêmeas e filhotes de várias idades. Têm o hábito de andar à procura de alimentos e, depois de se alimentarem, descansam. Os jovens e filhotes são mais brincalhões e gostam de subir em árvores.

Quando o macho dominante se sente ameaçado, costuma lançar um forte rugido, seguido de grunhidos de frequência variada (lentos e depois rápidos); então ergue-se sobre as duas pernas, arranca a vegetação, atirando-a para o ar. Em seguida, bate no peito com as mãos ligeiramente fechadas e corre em várias direções.

Possuem hábitos diurnos, parando para se alimentar e descansar durante as horas mais quentes, entre 10h e 14h, e à noite. São tímidos e pacíficos. Comunicam-se por meio de dezenas de sons com diversos significados.

Filhote nasceu de parto normal (Foto: Suziane Fonseca/Divulgação)

Informações sobre os gorilas do Jardim Zoológico da FZB-BH

Os gorilas adultos que vivem na FZB-BH são oriundos de instituições diferentes: enquanto as fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido (do Zoológico Howletts – Fundação Aspinall), o macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque). O empréstimo dos animais somente foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês) e depois da obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.

IMBI
Nascimento: 2000
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2011
De onde veio: Reino Unido

LEON
Nascimento: 1998
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Espanha

LOU LOU
Nascimento: 2004
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Reino Unido

SAWIDI
Nascimento: 05 de agosto de 2014
Pais: Lou Lou e Leon

JAHARI
Nascimento: 10 de setembro de 2014
Pais: Imbi e Leon

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Hoje em Dia, com informações da FZB-BH)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui