Direto de Brasília – leia na página da jornalista Jerúsia Arruda

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


MAIORIA CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (1º) pelo jornal Folha de S.Paulo, 71% dos brasileiros são contrários à reforma da Previdência e 23%, a favor. Segundo a pesquisa, 58% acham que terão menos direitos com a reforma e 21%, que terão os mesmos direitos que terão hoje; 11% acham que terão mais direitos. De acordo com os dados, a rejeição é maior entre os mais escolarizados (76% entre os que têm ensino superior, 73% entre os que têm ensino médio e 64% entre os que têm ensino fundamental). Para a maioria dos entrevistados, militares, policiais e professores deveriam ter as mesmas regras de aposentadoria. A maior parte dos ouvidos (52%) também diz que o brasileiro se aposenta mais tarde do que deveria; 38% acham que isso ocorre na idade adequada e 8%, mais cedo do que deveria.

DIA DO TRABALHO
Historicamente, o 1º de Maio é marcado por manifestações em defesa dos direitos trabalhistas. Em várias capitais do País, centrais sindicais promoveram ato político para celebrar o Dia do Trabalhador, reafirmando as críticas às reformas trabalhista e da Previdência. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, disse que na próxima quinta-feira as centrais farão reunião para decidir agenda de mobilização, incluindo uma marcha à Brasília ou a organização de mais uma greve geral.

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE
No 1º de Maio também é tradicional o pronunciamento da Presidência da República em rede nacional. Mas, neste ano, o presidente Michel Temer não utilizou a rede nacional de comunicação e se pronunciou através das redes sociais. No vídeo, o presidente afirmou que a criação de empregos ocorrerá de forma “muito mais rápida”, inclusive para os mais jovens, com a reforma trabalhista. O presidente falou das vantagens da reforma para o trabalhador e disse que além de mais empregos, todos os diretos trabalhistas serão assegurados, inclusive para funcionários terceirizados. Temer explicou que será punida a empresa que pagar salários diferentes para homens e mulheres na mesma função e também citou resultados já alcançados na economia, como queda da inflação.

PREPARANDO O TERRENO
A segunda-feira foi feriado nacional, mas no Palácio do Planalto a agenda foi de reuniões entre o presidente Michel Temer e ministros para discutir com a base aliada as reformas em tramitação no Congresso. O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que a greve geral da última sexta-feira não deve atrapalhar as próximas votações e a expectativa é de que uma “ampla maioria” aprove a reforma da Previdência na comissão especial que debate o tema. Ribeiro disse que o desafio é trabalhar a comunicação para conseguir o apoio da população nos pontos-chave da proposta de reforma e, também, para evitar a propagação de críticas com informações incorretas, como a de que o empregado precisaria trabalhar durante 49 anos para se aposentar.

COMEMORAÇÃO
No município de Juramento, no Norte de Minas, as comemorações do Dia do Trabalhador foram marcadas pela entrega de cinco veículos que serão utilizadas pela administração para apoiar as ações, principalmente, na área rural. Os veículos, sendo um deles uma caminhonete, foram adquiridos com verba parlamentar do deputado federal Zé Silva e contrapartida do Município.

CÂMARA REDUZ CONSUMO DE ÁGUA
A crise hídrica que assola a capital federal também atingiu o Congresso Nacional. Desde o início do ano, o DF está em regime de racionamento de água, e na Câmara também foram adotadas medidas para reduzir o consumo, como substituição de torneiras comuns por outras com fechamento automático, instalação de novos pontos de água filtrada, redução pela metade no número de lavagens dos veículos da frota, suspensão de lavagens das áreas externas e a redução de redução em 50% nas lavagens internas. Para evitar desperdícios, a Câmara busca, ainda, estimular a adoção de bons hábitos no dia a dia, por meio da publicação de dicas sobre o assunto e realização de campanhas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui