Samarco pretende conceder novo período layoff a parte de seus funcionários

0

Ainda sem uma previsão precisa para retomar suas operações na região de Mariana, a mineradora Samarco pretende conceder a parte dos seus trabalhadores um novo período layoff por dois meses, entre 1º de junho e 31 de julho. Poderá haver uma prorrogação deste tempo por até três meses.

No layoff, o empregador deve fornecer aos funcionários afastados treinamentos de requalificação. O contrato de trabalho é suspenso, assim como o pagamento do salário. Por outro lado, os empregados têm direito a receber um bolsa de qualificação paga pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Para que não haja prejuízos aos trabalhadores, a Samarco propôs oferecer uma ajuda de custo complementar até atingir o valor do salário líquido de cada um.

As atividades da mineradora estão paralisadas desde novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da barragem de Fundão. Na ocasião, foram liberados no ambiente mais de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos que devastou a vegetação nativa, poluiu a bacia do Rio Doce, destruiu comunidades e provocou a morte de 19 pessoas. O episódio é considerado a maior tragédia ambiental do país.

A expectativa da Samarco é retomar sua produção no segundo semestre deste ano, o que depende da obtenção das licenças necessárias junto aos órgãos públicos de fiscalização ambiental. A Cava de Alegria do Sul, no município de Ouro Preto (MG), deverá funcionar como o novo depósito de rejeitos.

Durante todo o tempo em que ficou sem operar, a mineradora já concedeu dois períodos de layoffs, duas licenças remuneradas e um período de férias coletivas. Diferente do layoff, a licença remunerada consiste na permissão concedida ao empregado para ausentar-se do trabalho temporariamente. Ele continua a receber normalmente o seu salário. Já nas férias coletivas, a empresa opta por conceder o direito às férias de forma simultânea a todos ou a uma parcela dos empregados.

Em julho do ano passado, a Samarco também colocou em prática um programa de demissão voluntária (PDV), instrumento usado pelas empresas para enxugar o quadro de funcionários. Por meio do programa, são oferecidas vantagens para os empregados que aceitam se demitir. No total, 925 empregados aderiram ao PDV e 153 foram demitidos por iniciativa da empresa, mas também receberam as vantagens oferecidas.

Segundo a Samarco, o novo período layoff foi proposto para preservar postos de trabalho. Atualmente a empresa tem cerca de 1,8 mil empregados. A proposta já foi apresentada ao Sindicato Metabase de Mariana e ao Sindicato dos Metalúrgicos no Estado do Espírito Santo (Sindmetal-ES). Segundo diretores das duas entidades, ela agora será apreciada na assembleia da categoria, inicialmente prevista para a próxima quarta-feira (26), quando os trabalhadores deverão avaliar se aceitam ou não os termos apresentados.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui